Educação Piauí
Estudante do Ceti Domício Magalhães conquista ouro no Teresina Open de Karatê
Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, localizado em Teresina, a estudante Amanda Raquel Pereira, de 13 anos,...
25/02/2025 12h57
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, localizado em Teresina, a estudante Amanda Raquel Pereira, de 13 anos, conquistou duas medalhas de ouro no Teresina Open de Karatê 2025. A competição ocorreu no sábado (23), no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, na zona sul da capital.

Com cerca de 100 atletas inscritos, Amanda venceu nas categorias Kata e Kumite. Para garantir o título, ela adotou a estratégia de esperar a adversária atacar e, então, contra-atacar, acumulando pontos e conquistando vantagem.

A jovem destaca o karatê como parte essencial de sua vida e afirma que os treinos intensivos foram fundamentais para o bom desempenho. “O karatê é uma parte essencial da minha vida. Assim como os estudos, o esporte me ajuda a manter disciplina, foco e determinação. Por meio do treino, aprendi a lidar com desafios e a melhorar minha concentração, o que também me ajuda na escola. Treinei intensamente para conquistar essas duas medalhas e cada esforço valeu a pena”, conta Amanda.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A atleta já havia se destacado em 2024, ao se tornar campeã brasileira de karatê na categoria sub-14. No mesmo ano, conquistou a medalha de prata nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e obteve a posição de segunda reserva da seleção brasileira da modalidade. Somente em 2024, a jovem atleta acumulou 13 medalhas, em campeonatos estaduais e nacionais, sendo oito de ouro, três de prata e duas de bronze.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância do esporte na formação dos estudantes e destacou o Projeto Seduc Esportiva, que incentiva a prática esportiva nas escolas estaduais. Ele parabenizou Amanda pelo desempenho e reforçou o compromisso do Governo do Estado em unir educação e esporte para o desenvolvimento integral dos jovens.

“A universalização das escolas de tempo integral no Piauí tem permitido que cada vez mais estudantes tenham acesso ao esporte educacional, o que fortalece não apenas a formação física, mas também o desempenho acadêmico. A prática esportiva desenvolve disciplina, concentração e espírito de equipe, habilidades essenciais para a aprendizagem. O talento e a dedicação da Amanda são exemplos do impacto positivo dessa política, e temos orgulho em vê-la crescer tanto no esporte quanto nos estudos”, afirmou Washington Bandeira.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0