Cidades Rio Preto - SP
Balcão da Empregabilidade promove 262 entrevistas
Ação contou com a participação de 14 empresas de diversos setores
24/02/2025 22h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

O 8º Balcão da Empregabilidade Apoiada para Pessoas com Deficiência de Rio Preto atendeu 44 usuários e promoveu 262 entrevistas. No total, 14 empresas participaram da ação, que aconteceu na última sexta-feira, 21/2, no campus de Rio Preto do Instituto Federal São Paulo (IFSP). A ação é da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial.

Em busca de uma vaga

Entre os usuários participantes da ação, Gustavo José Fonseca Ribeiro, 25 anos, estava em busca de uma vaga de auxiliar de produção. Com experiência em reposição, a opção agora era atuar no segmento da indústria. “Essa ação é ótima, pois podemos fazer entrevistas em empresas de diversos ramos.” Gustavo estava acompanhado da mãe, Ana Silvia da Fonseca, 46 anos. “O Balcão é maravilhoso, por conta de se preocupar com as pessoas com deficiência, que sofrem muito para conseguir uma vaga no mercado de trabalho e, uma vez empregadas, sofrem com preconceito, principalmente no caso de deficiência oculta.”

Bárbara Leite Franchi, 25 anos, quer uma recolocação na área administrativa. “Atuei como revendedora e agora quero uma vaga de recepcionista. O Balcão é excelente, pois faz tempo que estou à procura de um emprego. É muito difícil.”

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Valorização

A secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, Rosicler Quartieri, ressalta que o Balcão da Empregabilidade é uma oportunidade de valorizar as pessoas com deficiência e agora, as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, novidade desta edição. “A ação faz um link entre as empresas e as pessoas que precisam de inclusão no mercado de trabalho, ampliando o protagonismo a autonomia e promovendo a independência financeiras.”

As empresas receberam um certificado de participação. A Lei Federal nº 8213/91 determina a obrigatoriedade da inclusão de pessoas com deficiência nas empresas. A quantidade varia conforme o número de empregados, podendo chegar a até 5% do quadro laboral em corporações com mais de mil funcionários. A norma ficou conhecida como Lei de Cotas para PcD.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0