A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) esteve presente, na tarde desta quinta-feira (20), na primeira Reunião Ordinária do Fórum de Micro e Pequenas Empresas(MPES) de 2025. Na ocasião, o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, apresentou o programa Empresa + Simples, iniciativa coordenada pela Autarquia que é responsável por simplificar a formalização de novos negócios no estado do Ceará.
Por meio do programa, é possível formalizar um negócio em até cinco minutos no fluxo rápido, e as empresas finalizam o processo já possuindo o registro mercantil da Jucec, as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Finanças, os alvarás de funcionamento da Prefeitura, os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.
Para o presidente, participar do Fórum é uma excelente oportunidade de troca de experiências. “É com grande satisfação que a Jucec participa mais uma vez do Fórum de MPES do Estado, um evento fundamental para o fortalecimento e para o desenvolvimento do Ceará. Acredito que, através da troca de experiências e da construção de parcerias no Fórum, podemos continuar promovendo políticas públicas mais eficientes, visando sempre a simplificação e a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo cearense”, destaca.
O evento ocorreu de forma híbrida na sede da Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET) e reuniu diversas autoridades e representantes do setor público e privado, como Sebrae Ceará, Banco do Nordeste, Fecomércio, Conselho Regional de Contabilidade e outros. Além disso, foi uma excelente oportunidade para fortalecer a colaboração entre as diversas instituições e discutir estratégias para o desenvolvimento econômico no estado.