Geral Paraíba
Reeducandos do Presídio de Santa Rita conquistam vagas em cursos da UFPB e iniciam aulas
Cinco reeducandos do Presídio Padrão de Santa Rita foram aprovados em cursos de graduação na modalidade educação à distância (EAD) da Universidade ...
21/02/2025 23h51
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba

Cinco reeducandos do Presídio Padrão de Santa Rita foram aprovados em cursos de graduação na modalidade educação à distância (EAD) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As vagas conquistadas são para os cursos de Licenciatura em Letras e Ciências Agrárias. Os aprovados iniciaram as aulas na última quarta-feira (20).

Ao todo, 29 reeducandos do Sistema Penitenciário da Paraíba tiveram inscrições aprovadas no processo seletivo 2025.1, incluindo internos do Presídio Sílvio Porto, em João Pessoa.

A unidade de Santa Rita dispõe de um laboratório de informática, ferramenta essencial para viabilizar o acesso dos reeducandos ao ensino à distância. O investimento em infraestrutura educacional é parte das políticas de ressocialização do Sistema Penitenciário da Paraíba, que utiliza a educação como eixo central para a reintegração social.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O secretário de Administração Penitenciária, João Alves, destacou a importância do resultado: “Essa conquista é fruto do empenho das equipes da Gerência de Ressocialização da Seap e da Secretaria da Educação, que trabalham para garantir oportunidades em todas as etapas educacionais, desde a alfabetização até o ensino superior”, pontuou..

Educação como ferramenta de transformação social

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os resultados dessas políticas podem ser vistos nas histórias de vidas dos reeducandos. Dois internos do Presídio Padrão de Santa Rita compartilharam relatos sobre a importância dessa oportunidade.

(TPS), de 37 anos, celebrou a chance de ingressar em uma universidade federal: “Agradeço a oportunidade de, ainda enquanto reeducando, poder cursar uma universidade federal, algo que muitos, mesmo em liberdade, não conseguem. Sou grato a todos que colaboraram e seguem desenvolvendo esse trabalho em outras unidades”, disse.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Já (JCS), de 36 anos, destacou o papel da educação na sua transformação pessoal: “Para mim, cursar uma graduação na Universidade Federal da Paraíba tem um valor imenso. Mesmo privado de liberdade, estou tendo a chance de estudar, aprender e ser transformado. Esse curso chegou no momento certo e representa um caminho de mudança”, afirmou.

O diretor do Presídio Padrão de Santa Rita, Carlos Soares, e o gerente de Ressocialização da Seap-PB, João Rosas, também reforçaram o impacto positivo dessas iniciativas. Segundo eles, os cursos de graduação EAD nas unidades prisionais representam um avanço significativo para o sistema penitenciário, ao permitir que reeducandos reconstruam suas trajetórias ainda durante o cumprimento da pena, em conformidade com o artigo 3º da Lei de Execução Penal (LEP/1984).

"Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei". (LEP - Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984)

_______
Ascom-Seap/PB

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba