Geral Paraíba
SES realiza qualificação para profissionais de Saúde da Pessoa Idosa
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da 1ª Gerência Regional de Saúde, do Projeto Reap Quali-PB, em conjunto com o Dialoga Atenção Primá...
21/02/2025 17h37
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da 1ª Gerência Regional de Saúde, do Projeto Reap Quali-PB, em conjunto com o Dialoga Atenção Primária à Saúde (APS) e da Linha de Cuidado de Saúde da Pessoa Idosa, realizou uma qualificação de alinhamento para discutir e fortalecer ações e serviços relacionados à saúde da pessoa idosa. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (19), na Escola de Saúde Pública (ESP), localizada em João Pessoa.

O objetivo do evento é discutir o processo diagnóstico utilizado para avaliar a saúde do idoso, possibilitando uma compreensão ampla e integral do público alvo considerando múltiplas dimensões para estruturar e organizar o cuidado. O encontro discutiu o tema “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa e Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional” e foi realizado, principalmente, para apoiadores institucionais, com participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - Cosems - e coordenadores de APS dos municípios da 1ª e 14ª Regiões de Saúde (um total de 25 municípios), que fazem parte do Projeto Reap Quali, visando melhorar os indicadores de saúde relacionados a temática da saúde da pessoa idosa, evidenciando os serviços de saúde oferecidos, bem como o incentivo à procura por consultas regulares e preventivas.

De acordo com as técnicas da Linha de Cuidado de Saúde da Pessoa Idosa da SES, Zuyngla Zocastra e Germana Nóbrega, o evento busca capacitar profissionais de saúde para enfrentar desafios, com foco especial no atendimento a pessoas idosas. Esse alinhamento tem o objetivo de trabalhar os instrumentos para qualificação do monitoramento da pessoa idosa na atenção primária com os coordenadores no intuito de que eles possam multiplicar as informações nos municípios que coordenam a APS.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O Dialoga APS foi criado com a estratégia e a dimensão de sanar as dúvidas dos municípios dentro das áreas técnicas, para promover uma assistência e uma cogestão da SES para com os municípios.
Segundo o gerente regional de saúde da 1ª e 14ª região, Wellison Moreira, isso facilita a gestão, tornando-a municipalista. “Quando a gente fortalece os municípios, a gente fortalece a saúde e quem ganha, como um todo, é o estado. Então, através do Reap Quali e da Gerência Regional de Saúde, convidamos os coordenadores da atenção básica, para se capacitarem, para fazer com que a saúde do município melhore e os profissionais se tornem mais capacitados para enfrentar os desafios que são impostos na saúde pública dentro do território”, ressaltou.

Por meio do Dialoga APS, o Reap Quali busca capacitar profissionais da atenção básica e promover a cogestão com gestores. Para a apoiadora institucional do Dialoga APS, Joana Santos, dentro da Atenção Primária, a avaliação foca na importância do prontuário eletrônico do cidadão para monitorar indicadores de saúde, especialmente relacionados à pessoa idosa. “Embora o registro digital esteja sendo feito, há dificuldades devido a constantes atualizações e falta de afinidade tecnológica dos profissionais. O encontro de hoje visa reforçar a importância do registro adequado, pois ele impacta diretamente na qualidade do acompanhamento dos idosos e nos indicadores de saúde dos municípios, que influenciam o financiamento e os recursos disponíveis”, explicou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para acompanhar esse monitoramento, o índice precisa ser registrado no prontuário eletrônico, dessa forma a realização dessa qualificação dentro do prontuário digital é para que esses profissionais registrem as informações e, assim, os dados cheguem no Ministério da Saúde para que os municípios possam receber o incentivo financeiro que custeiam às suas despesas para esta população.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba