A obra da Barragem Nova Algodões, em Cocal, recebeu, nessa semana, a visita do engenheiro José Henrique Trefzger, especialista em infraestrutura da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Acompanhado pela equipe da diretoria de Recursos Hídricos do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), a visita teve como objetivo avaliar o andamento dos trabalhos e discutir aspectos técnicos do projeto.
Participaram da inspeção, o diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar; o gerente de Recursos Hídricos do Idepi, Pierre Godinho; o especialista em Geotécnica e em Barragens, Edilberto Monteiro; o engenheiro da Construtora Ótima, Alysson Silva Gomes; e Marcelo Napoleão, da empresa fiscalizadora. Durante a visita, foram analisadas as áreas de escavação do eixo e da ombreira direita da barragem, o canteiro de obras e a jazida de pedra. Além disso, foram apresentados os projetos da barragem e esclarecidas dúvidas sobre os diferentes aspectos da execução da obra.
O diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar, destacou a importância da visita técnica. “Essa inspeção nos permite alinhar o andamento da obra com as diretrizes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, garantindo que os padrões técnicos sejam cumpridos e que a população seja beneficiada com um empreendimento seguro e eficiente”, afirmou.
Com investimento superior a R$ 240 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Barragem Nova Algodões terá uma área total de 274,18 hectares e capacidade de armazenamento de 55,5 milhões de m³ de água. O empreendimento será fundamental para o abastecimento hídrico da região, beneficiando tanto a população local com acesso à água potável quanto os setores da agricultura e pecuária. Além disso, a barragem abrirá novas possibilidades para atividades de lazer e turismo na região.
A previsão é que a obra seja concluída em até dois anos, proporcionando segurança hídrica e impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Cocal e municípios vizinhos.