Teresina sedia a 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), nessa quinta (20) e nesta sexta-feira (21). Ontem teve a apresentação das boas práticas do sistema prisional no Piauí.
Secretários ou representantes dos estados de Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe, Rio Grande do Norte e Tocantins assistiram a apresentação do juiz da Vara de Execução Penal, Marcus Klinger, sobre a realização do Censo Carcerário, que traçou o perfil dos internos e internas do sistema prisional do Piauí.
Em seguida, o diretor Jurídico da Secretaria da Justiça (Sejus), Heitor Bezerra, falou sobre o exame criminológico e como o Estado venceu as dificuldades, realizando, até fevereiro deste ano, 603 procedimentos dessa natureza.
E por fim, a diretora de Humanização e Reintegração Social, Geusélia Cavalvante, destacou as ações do Projeto Leitura Livre, que ganhou em 2024 o Prêmio Nacional ‘A Saída é pela Leitura’, onde o Piauí aumentou 657,86% as atividades de leitura nas unidades penais.
De acordo com o secretário da Justiça do Piauí, cel. Carlos Augusto, o objetivo dessas apresentações é compartilhar as boas práticas do Piauí e discutir ideias com os gestores de todo o país. “O encontro busca dividir nossas experiências, as dificuldades enfrentadas em cada pauta apresentada e também com a Secretario Nacional as nossas necessidades, seguindo com a certeza que vamos construir um sistema prisional mais justo e humano”, destaca o gestor.