Um espaço especial reservado ao amor para o próximo. Assim é oArmazém Social, que teve a criação sancionada na terça-feira, 18 de fevereiro, pela Lei Municipal 3.641. A iniciativa se inspirou em um case de sucesso criado pela Prefeitura de Sorriso em julho de 2020, quando teve início o projeto piloto do Armazém Social. Agora, com atuação sancionada em Lei, o Armazém, que passar a ser gerenciado pela Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), amplia o leque de serviços prestados e possibilita a realização de parcerias com entidades organizadas e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Em 2020, em plena pandemia de covid-19, o projeto foi uma das medidas de apoio desenvolvidas pela Prefeitura de Sorriso voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“O Armazém está sendo preparado com muito carinho, esse é um espaço muito especial; o conceito do Armazém está centrado na solidariedade; muitas vezes, aquilo que você não usa mais pode fazer toda a diferença na vida de outra pessoa”, frisa a gestora da pasta da Mulher e da Família, Mara Fernandes, que agora, entre as várias funções da pasta, também tem a coordenação do Armazém Social.
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Assim que abrir as portas, o Armazém irá receber doações de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, brinquedos, materiais escolares, colchões, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Itens como alimentos não perecíveis também serão bem-vindos ao espaço que funcionará como uma central de recepção, triagem e armazenamento da rede do bem.
A expectativa é que no máximo em 15 dias, uma equipe da Secretaria da Mulher e da Família já esteja no Armazém, ao lado do CRAS São Domingos para receber, fazer a triagem, armazenar e realizar o repasse a famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo as cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); famílias atendidas pela Semfa e instituições de acolhimento e demais situações.
Uma das possibilidades previstas pela Lei 3.641/25 é a gestão compartilhada com ONGs e a realização de bazares beneficentes. E quando da realização de um bazar, todo valor arrecadado será novamente revertido ao funcionamento do próprio Armazém. “Essas são situações novas que elaboramos com a equipe da Secretaria da Mulher e da Família; o Armazém se tornou um case de sucesso e nossa proposta à frente da Secretaria da Mulher e da Família - que é uma pasta nova, voltada ao fortalecimento das famílias sorrisenses; é ampliar a cobertura e as ações realizadas, levar esse auxílio para mais sorrisenses”, pontua a secretária à frente das mudanças.
“Vale sempre lembrar que qualquer pessoa que tiver sobras de materiais, troca de móveis ou de eletros em perfeitas condições poderá doar e dessa forma poderemos aumentar a rede do bem, porque o que sobrou na construção da sua casa poderá moldar o sonho da casa própria ou da reforma da casa de outra pessoa; da mesma forma com a roupa, o calçado, o material escolar, nossa equipe está pronta para receber as doações, fazer a triagem e destinar para quem precisa”, explica Mara.
O Armazém fica localizado na Rua Tangará, 64, Bairro São Domingos, ao lado do CRAS São Domingos.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).