Geral Sergipe
ITPS fiscaliza balanças do Aeroporto Santa Maria em Aracaju
A ação tem como objetivo garantir que os equipamentos sigam os padrões corretos de pesagem de bagagens, evitando prejuízos aos passageiros
19/02/2025 17h54
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no estado, realizou na manhã desta quarta-feira, 19, uma fiscalização nas balanças de check-in do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. A ação tem como objetivo garantir que os equipamentos sigam os padrões corretos de pesagem de bagagens, evitando prejuízos aos passageiros.

A verificação metrológica é feita anualmente pelos fiscais do ITPS. Durante a operação, 17 balanças foram inspecionadas para verificar se estavam desreguladas ou apresentavam erros de pesagem. Nenhuma delas apresentou irregularidades que prejudicasse os consumidores, porém, cinco estavam registrando erros que afetavam o próprio aeroporto.

Os fiscais também avaliaram se os visores dos equipamentos exibiam os números de forma clara e sem falhas. Para garantir a precisão da pesagem, foram utilizados pesos de até 150 quilos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os passageiros podem verificar se a balança do check-in está seguindo algumas orientações: certificar-se de que a balança possui o selo de verificação do Inmetro; observar se o equipamento está zerado antes de pesar sua bagagem; verificar se os visores e dígitos estão funcionando corretamente.

O empresário Albert Borges, que passou uma semana em Aracaju, presenciou a fiscalização no aeroporto e destacou a importância do trabalho do ITPS. “Nunca reparei se a balança está zerada quando coloco minha mala, mas agora vou começar a prestar atenção. Quanto aos visores, sempre vi funcionando normalmente. Já conhecia o Inmetro, e sei que ele fiscaliza os instrumentos de medição. Acho o trabalho muito bom, nunca tive problemas no aeroporto”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Penalidades em caso de irregularidades
Caso alguma balança apresentasse erro, o proprietário do equipamento seria notificado e um processo administrativo seria aberto. As penalidades variam entre advertência e multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão. Após o reparo, o responsável deve solicitar uma nova verificação antes de voltar a utilizar o equipamento, que não pode ser usado sem a aprovação do ITPS.

Segundo o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, o objetivo não é punir, e sim orientar e garantir que os equipamentos utilizados no comércio e em outros setores estejam cumprindo as normas estabelecidas pelo Inmetro. “Quando realizamos fiscalizações como essa, seja nas feiras livres, nos supermercados ou até mesmo no aeroporto, buscamos identificar possíveis falhas e oferecer a orientação necessária para que os responsáveis possam corrigir eventuais problemas. Dessa forma, evitamos prejuízos tanto para quem vende quanto principalmente para quem compra ou utiliza os serviços”, disse. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Como denunciar
Caso o consumidor perceba alguma irregularidade em balanças ou outros instrumentos de medição, pode registrar uma denúncia na Ouvidoria do ITPS pelo telefone (79) 3198-8822, pelo e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou presencialmente na sede do instituto, localizada na Rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Fotos: Gabriel Ribeiro
Fotos: Gabriel Ribeiro
Fotos: Gabriel Ribeiro