O Conexão Mundo, programa de intercâmbio internacional promovido pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), já realizou dois embarques neste ano. O primeiro grupo, composto por 47 estudantes da modalidade de formação profissional, seguiu para as Astúrias, na Espanha. O segundo, formado por 80 estudantes do curso de idiomas, embarcou no último domingo (16) para o Reino Unido, com destinos na Irlanda do Norte, Inglaterra e Escócia. Para março, está prevista uma nova etapa do programa, levando 50 estudantes para a China.
A experiência proporcionada pelo Conexão Mundo contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Além do aperfeiçoamento do idioma, os participantes aprimoram habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação intercultural, autonomia e adaptabilidade. A imersão em novas culturas e metodologias de ensino amplia a visão de mundo dos intercambistas, preparando-os para desafios futuros e ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais.
Lilia Regina Lima, estudante da ECIT Benjamim Maranhão, em Araruna, embarcou no último domingo para o intercâmbio na South Eastern Regional College, em Bangor, Irlanda do Norte, na modalidade Curso de Idiomas e espera uma experiência incrível. “Desde o começo, quando pensei em fazer esse intercâmbio, senti que seria incrível. A equipe é maravilhosa, as pessoas também, já fizemos amizades, criamos grupos, e até agora tem sido muito bom. Esse intercâmbio vai me acrescentar em várias áreas, principalmente com o diploma que vamos conquistar na prova. Espero me sair muito bem, porque futuramente isso vai contar muito para qualquer outro projeto. Estou amando tudo."
De acordo com a coordenadora do Conexão Mundo, Edith Larissa, para garantir uma experiência segura e enriquecedora, os estudantes recebem suporte completo durante todo o intercâmbio. “A preparação inclui treinamentos lingüísticos, orientações sobre adaptação cultural, normas do programa e documentação. Durante a estadia no exterior, os intercambistas contam com acompanhamento de coordenação tanto no Brasil quanto no país de destino, alojamento com pensão completa, transporte público, seguro-saúde e bolsa de auxílio. Além disso, são disponibilizados canais de atendimento 24 horas para suporte emergencial”, explica.
As parcerias internacionais são um dos pilares do Conexão Mundo, possibilitando que os estudantes tenham acesso a instituições renomadas em diversos países. Na Espanha, a Inside Espanha e a Universidade de Salamanca são parceiras do programa. Já no Reino Unido, a Constitution Educate Together acolhe estudantes em diferentes regiões. Na China, a parceria será com a Shian International State University, localizada na província de Shaanxi. As famílias dos estudantes também desempenham papel fundamental no sucesso do intercâmbio, desde as autorizações e reuniões na fase inicial até a comunicação que é feita através de um canal direto para atualizações regulares e ajustes necessários durante o intercâmbio.
O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Estado por meio das Leis nº 10.613/2015 e 11.655/2020, que regulam a cooperação internacional e o desenvolvimento científico e tecnológico por meio de intercâmbios educacionais. Desde seu primeiro edital, em 2021, a iniciativa tem ampliado significativamente as oportunidades de formação dos jovens paraibanos, consolidando-se como uma das mais relevantes políticas de educação internacional do estado e o maior programa de intercâmbio do país.
Os estudantes interessados em participar nas próximas edições do Conexão Mundo devem ficar atentos aos prazos e editais divulgados pela SEE-PB. “Essa é uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo da Paraíba com a educação de qualidade e a formação global dos estudantes. Neste ano de 2025, o melhor ano da educação, teremos cerca de 180 estudantes vivendo experiências internacionais, incluindo a China que é o nosso novo destino. Esses estudantes vão voltar para a Paraíba muito mais preparados para um futuro de oportunidades incríveis”, reforça o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.