A Secretaria Municipal da Fazenda tem recebido, desde o fim do ano passado, questionamentos de contadores e vereadores sobre uma suposta cobrança relacionada à regularização de alvarás de funcionamento. A Prefeitura alerta que se trata de um golpe.
Estelionatários estão coletando dados de empresas disponíveis na internet e criando documentos falsos, semelhantes a notificações oficiais. No conteúdo, afirmam que a empresa está irregular e solicitam contato de um número indicado. As falsas notificações são enviadas por e-mail, possivelmente em grande escala, por meio de mala direta.
Para evitar cair na fraude, a Secretaria da Fazenda orienta os contribuintes a observarem três pontos importantes:
1. Domínio oficial dos e-mails:a Prefeitura utiliza exclusivamente o domínio riopreto.sp.gov.br para o envio de comunicados. Qualquer mensagem que não tenha esse final em seu endereço de e-mail não é oficial.
2. Telefone para contato:os golpistas frequentemente indicam números de telefone com DDD de outros estados. A Prefeitura somente utiliza números com o DDD 17. O telefone oficial da Secretaria da Fazenda para esclarecimentos é (17) 3201-1310.
3. Verificação de autenticidade:em caso de dúvida sobre qualquer documento recebido, o contribuinte pode entrar em contato diretamente com a Secretaria da Fazenda pelo telefone (17) 3201-1310, pelo e-mail semfaz.posturas@riopreto.sp.gov.br, ou presencialmente, na Rua Silva Jardim, nº 3157; ou, ainda, nas unidades do Poupatempo, no Centro (Rua Antônio de Godoy 3033) e no Shopping Cidade Norte (Av. Alfredo Antônio Oliveira 2077).
A Prefeitura reforça a importância de redobrar a atenção e, ao identificar qualquer tentativa de golpe, denunciar às autoridades competentes.