A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, já instalou 2.200 Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na cidade. As EDLs, conhecidas como “armadilhas do mosquito Aedes” são uma nova tecnologia do Ministério da Saúde/Fiocruz para combater a dengue.
A estratégia consiste na aplicação de larvicida em um balde preto com água, onde a fêmea do mosquito Aedes deposita os ovos e se contamina com o inseticida, espalhando o produto em outros criadouros. Desta forma, as larvas não conseguem se desenvolver, reduzindo a proliferação de novos mosquitos.
As estações já foram implementadas nas áreas de abrangência do Anchieta, Estoril, Caic, Engenheiro Schmitt, Maria Lúcia, Parque Industrial, Santo Antônio, São Francisco, São Deocleciano, Vila Toninho e Vetorazzo. No total, a cidade vai implementar três mil EDLs, que também serão colocadas nas áreas do Solidariedade e Jardim Americano.
Todos os agentes de saúde das respectivas áreas foram capacitados para implementar as estações nas residências e orientar os munícipes sobre o equipamento. A manutenção das EDLs será feita mensalmente para reposição de água e troca do larvicida.
Na última sexta-feira, 14/2, a aposentada Sirlei Domingues de Mello recebeu os profissionais em sua casa, na Vila Toninho, para instalação da EDL. "Achei muito boa a iniciativa. Já tive dengue duas vezes, então aceitei, porque serve pra mim e para os vizinhos. É proteção para todos", afirmou.
A previsão é de que o município permaneça com a tecnologia pelos próximos seis meses.