Geral Maranhão
Pesquisadores da Uema lançam startup que transforma pele de peixe em couro sustentável
A iniciativa reduz o desperdício de pescado e promove a sustentabilidade ao evitar o uso de metais poluentes no processo de curtimento.
17/02/2025 13h53
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Agência Marandu, apoiou a startup I-Educam, que desenvolve couro de peixe utilizando taninos vegetais. A iniciativa reduz o desperdício de pescado e promove a sustentabilidade ao evitar o uso de metais poluentes no processo de curtimento.

A produção tradicional de couro utiliza agentes sintéticos à base de cromo, que podem causar impactos ambientais. A solução proposta pela I-Educam substitui esses químicos por taninos naturais, tornando o processo mais ecológico e seguro para o meio ambiente.

"Geralmente, a produção de couro na indústria é utilizado curtentes sintéticos a base de cromo, que são substâncias químicas capazes de contaminar o meio ambiente. A boa notícia, hoje, é que a indústria de produção do couro tem buscado substituir esses produtos por substâncias orgânicas que possam minimizar os impactos ao meio ambiente", explicou a pesquisadora Raimunda Fortes, que é professora da Uema.

Além da inovação no curtimento, a startup realiza capacitações para ensinar o processo de transformação da pele de peixe em couro sustentável. Oficinas especializadas são promovidas para fomentar cooperativas locais e conectar produtores a mercados consumidores.

A I-Educam faz parte da Vitrine Tecnológica da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema, a Agência Marandu. A Vitrine serve como um espaço para divulgar e conectar soluções inovadoras desenvolvidas na universidade a possíveis investidores, empresas e instituições interessadas em tecnologia sustentável.

Desde 2023, a Uema é reconhecida como a universidade mais empreendedora do Maranhão, reforçando seu papel na promoção da inovação e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a sociedade.