Geral Maranhão
Alunos do Colégio Militar 2 de Julho garantem vitória na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Foram mais de 200 participantes, divididos em 50 equipes, neste evento de renome que atrai alunos de todo o Brasil.
13/02/2025 14h28
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Estudantes do Colégio Militar 2 de Julho se destacaram na 66ª Jornada de Foguetes, que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, conquistando três troféus ‘ouro’ na competição. Foram mais de 200 participantes, divididos em 50 equipes, neste evento de renome que atrai alunos de todo o Brasil.

O campeonato, realizado em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, é conhecido por sua excelência e tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e pela exploração espacial. A vitória da equipe maranhense confirma o histórico de sucessos da rede escolar coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), em competições dentro e fora do estado.

Integrando a delegação do Maranhão, os estudantes Emanuele Benevenuto, Isabella Marques, Eduardo Siqueira, Julie Souza e Carlos Brendo, todos do 3º ano do Ensino Médio, da Unidade XXVI. Eles alcançaram marcas de lançamento acima de 200 metros de altura, garantindo, assim, três troféus de ouro na competição.

O foguete é construído a partir de materiais simples, como garrafas pet, PVC expandido e fibra de carbono, utilizando bases feitas com canos e conexões galvanizadas ou de PVC. De acordo com o edital do campeonato, os troféus são concedidos conforme o alcance dos foguetes, sendo Menção Honrosa para distâncias de 0 a 99 metros, Troféu Prata para distâncias entre 100 e 199 metros, e o cobiçado Troféu Ouro para lançamentos a partir de 200 metros.

Emanuele Benevenuto agradeceu aos seus professores do Colégio Militar 2 de Julho, “por me motivarem a ir mais longe”. Eduardo Siqueira ressaltou a importância do evento: “Participar da competição foi uma experiência incrível, e estou muito feliz com meu desempenho, conquistado com total apoio dos meus professores”.

Carlos Brendo enfatizou o trabalho coletivo pela conquista dos alunos: “A disciplina e o trabalho em equipe, valores aprendidos no Colégio Militar, foram diferenciais para este sucesso”, frisou.

A conquista dos troféus de ouro é um motivo de grande orgulho para toda a instituição, conforme observa o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. “O resultado só confirma a qualidade do ensino que oferecemos na nossa rede escolar e serve de incentivo para continuarmos no caminho da excelência. Que essa vitória inspire todos a se interessarem ainda mais pela educação e pela ciência, abrindo portas para novas descobertas e realizações. Parabéns aos estudantes pelo sucesso nesta competição”, enfatizou.

A Jornada de Foguetes, que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, é uma competição anual, na qual os alunos participam de provas presenciais, de acordo com a série em que estão matriculados, sendo os níveis 1 (1º ao 3º do fundamental), 2 (4º ao 5º do fundamental), 3 (6º ao 9º do fundamental) e 4 (alunos de qualquer ano do ensino médio). Os estudantes com melhores desempenhos recebem troféus de menção honrosa, prata ou ouro. 

O coordenador da equipe maranhense, major Bruno Gonçalves, destacou a participação vitoriosa dos alunos maranhenses: “A vitória é fruto do trabalho árduo de nossos alunos, que se desafiaram ao máximo para alcançar o resultado desejado. Reflexo do comprometimento e do excelente nível de preparação que oferecemos na rede do Colégio Militar 2 de Julho, possibilitando aos nossos jovens um futuro de possibilidades”, afirmou.