Geral Geral
Impulsiona Ceará oferta curso de inglês para o turismo em Amontada
Pessoas que atuam ou que desejam atuar no ramo do turismo em Amontada iniciaram nesta semana o Curso de Inglês Básico para Hotelaria e Turismo, pro...
13/02/2025 13h58
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Pessoas que atuam ou que desejam atuar no ramo do turismo em Amontada iniciaram nesta semana o Curso de Inglês Básico para Hotelaria e Turismo, promovido pelo projeto Impulsiona Ceará.

Com conteúdos que abordam situações práticas do dia a dia em serviços de turismo, a formação é realizada simultaneamente em Icaraí de Amontada, em Moitas e em Caetanos – três dos principais destinos turísticos do município.

O curso tem formato híbrido, com aulas presenciais e online direcionadas ao dia a dia de trabalho, como check-in e check-out em hotéis, informações sobre destinos e passeios, atendimento ao turista, dentre outros.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A iniciativa é uma das ações do Impulsiona Ceará para a aceleração dos negócios e desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo de Amontada. O projeto é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Secretaria do Trabalho (SET) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Jade Sousa é artesã e pretende ter sua própria loja. Seus preparativos para realizar o plano incluem possuir a capacidade de se comunicar em inglês. “Como eu trabalho em parceria com os bugueiros, preciso do inglês. O curso é uma porta que se abre. Fiquei nervosa na primeira aula, mas depois eu percebi que consigo.”

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para a realização da fase presencial, conduzida pelo professor Sérgio Israel, o curso conta com a parceria da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Amontada e com o apoio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Amontada.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Fizemos uma força-tarefa para divulgar as inscrições para que os trabalhadores do setor tivessem essa oportunidade. São pessoas da hotelaria, das barracas de praia, dos restaurantes. Nossa expectativa é que o inglês torne mais fácil o dia a dia deles com os turistas estrangeiros”, disse a secretária do Turismo, Deusiane Holanda.

“Seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas, o projeto Impulsiona Ceará é uma iniciativa que se volta para a interiorização do desenvolvimento econômico do Estado. Em Amontada, consideramos que a oferta de um curso de inglês dedicado às necessidades da cadeia local de turismo é um importante incentivo para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e, em consequência, de toda a região”, destacou a assessora técnica da Adece, Luana Bandeira.

“O Centec tem o compromisso de levar qualificação profissional aos cearenses. Com o Impulsiona Ceará, vemos esse compromisso se fortalecer. É uma alegria fazer parte dessa iniciativa, que traz uma formação tão promissora para nossa região”, disse a coordenadora do CVT Amontada, Divani Gomes.

Os CVTs são unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, responsável por executar ações de educação profissional e tecnológica no estado.

Sobre o Impulsiona Ceará

O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.

O Impulsiona Ceará conta com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).