Em iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), articulado pelo Ministério da Educação (MEC), 45 municípios do Amazonas foram reconhecidos pelas suas atividades de combate ao analfabetismo e receberam o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A solenidade aconteceu em Brasília (DF), na última segunda-feira (10/02).
Entre os critérios utilizados pelo MEC para condecorar os municípios amazonenses com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização estão a institucionalização e implementação da política de alfabetização; a implementação das ações de formação de professores e gestores; a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização e a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal).
No estado, o Programa “Amazonas + Alfabetizado, principal responsável pela implementação das diretrizes apresentadas no prêmio, é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com as secretarias municipais de Educação de todos os 62 municípios do Amazonas. Estima-se que mais de 360 mil estudantes dos Anos Iniciais (1° ao 5º ano), das redes públicas estadual e municipais de ensino, são impactados pelas atividades do programa.
De acordo com Cláudia de Oliveira, servidora da Secretaria de Educação e articuladora estadual do programa “Amazonas + Alfabetizado”, os resultados são importantes, mas o trabalho continua.
“O reconhecimento nos deixa felizes porque mostra que estamos no caminho certo com as nossas crianças. Entretanto, o selo também nos faz refletir. Sabemos que há muito o que ser feito, especialmente considerando a diversidade do nosso estado. Em 2025, seguiremos firmes nas atividades”, ressaltou Cláudia.
Amazonas + Alfabetizado na prática
Implantado em agosto de 2023, o programa teve diversas atividades no último ano letivo. Entre as principais, destacam-se as formações sobre metodologias de ensino da escrita alfabética e matemática, atividades de apropriação dos resultados gerados pelas provas aplicadas em larga escala, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), a distribuição de materiais didáticos e a criação do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC).
Selo em números
Os municípios do Amazonas ficaram com oito Selos Ouro, 19 Selos Prata e 18 Selos Bronze, enquanto 17 municípios não finalizaram a inscrição para a avaliação do prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A Secretaria de Educação recebeu o Selo Prata, em avaliação destinada às secretarias estaduais de educação de todo o país. A lista completa com os municípios premiados pode ser acessada aqui: https://bit.ly/Selo_Alfabetização .
Outro dado positivo, este divulgado em 2024, trata-se do Indicador Criança Alfabetizada, vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta devolutiva do MEC, o Amazonas ultrapassou a meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental em 2023. O indicador apontou que, no Amazonas, em 2023, 52% dos alunos foram alfabetizados até esta etapa, superando a meta de 44% para o estado.