Geral Cuiabá - MT
Cuiabá se destaca no enfrentamento à violência contra a mulher
A Prefeitura de Cuiabá se destacou, nnesta semana, pela eficiência da Secretaria Municipal da Mulher durante a apresentação do relatório preliminar...
13/02/2025 10h38
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

A Prefeitura de Cuiabá se destacou, nnesta semana, pela eficiência da Secretaria Municipal da Mulher durante a apresentação do relatório preliminar da auditoria operacional do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sobre a violência contra a mulher no estado.

A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, afirmou que os dados do relatório servem como um direcionamento aos municípios para criação de política de enfrentamento à violência.

“Cuiabá se destaca por ter a única Secretaria Municipal da Mulher no estado, mas, apesar do avanço, ainda precisamos proteger nossas mulheres. Aqui em Cuiabá, temos projetos tanto para a proteção quanto para a inclusão delas na rede de apoio. Esse trabalho é realizado por diversas instituições, e o município é apenas mais um braço para atendê-las”, afirmou Hadassah.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A secretária-adjunta da Mulher, Stefanya Paiva também acompanhou a apresentação do relatório coordenada pela auditora pública externa do TCE, Simony Jin e sua equipe técnica de auditoras formada por Patricia Borges, Lidiane Anjos e Belízia Brito.

Durante o evento, Simony Jin enfatizou que, diferentemente de Cuiabá, muitos municípios não possuem um órgão dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. Ela sugeriu avanços na integração entre as secretarias municipais para aprimorar a assistência às vítimas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Cuiabá conta com a Secretaria Municipal da Mulher, e só isso já representa um avanço. Outros municípios não possuem um órgão específico para o enfrentamento da violência contra a mulher. Ter uma secretaria voltada para essa causa faz toda a diferença. É claro que há processos que podem ser melhorados, principalmente na articulação entre os atores, como a comunicação entre as unidades do Executivo. Essa integração é fundamental para que as ações sejam mais efetivas”, destacou Simony Jin.

A desembargadora Maria Erotides Kneip, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJMT, lembrou que, quando presidiu a Câmara Técnica da Assembleia Legislativa, propôs que cada município tivesse, dentro de sua estrutura organizacional, uma unidade voltada para políticas públicas para as mulheres. Ela também lamentou o resultado do relatório, que apontou a inexistência, nos municípios pesquisados, até mesmo de um Conselho Municipal da Mulher.

 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0