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R$ 101 milhões: DER-PR publica vencedor para pavimentação entre Mato Rico e Roncador
Consórcio vai pavimentar 19,89 quilômetros da PR-239 entre os dois municípios, pelo valor de R$ 101,1 milhões. Obra inclui nova ponte sobre o Rio ...
12/02/2025 13h38
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (12) a declaração de vencedor da licitação para pavimentar a PR-239 entre Mato Rico e Roncador, na região Central.

O Consórcio Roncador, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Ellenco Construções Ltda., foi declarado vencedor com proposta de preço de R$ 101.199.999,99 e por ter sua documentação habilitada por comissão de contratação do DER/PR.

A empresa Gaissler Moreira foi a terceira classificada na sessão de disputas da licitação. A primeira foi inabilitada por não atender os critérios do edital e a segunda por não apresentar proposta de preços atualizada nem a documentação exigida.

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Com esta publicação tem início o prazo para interposição de recursos quanto ao resultado, seguido por igual período para apresentação de contrarrazões pelo consórcio vencedor.

OBRA- A nova pista da PR-239 será de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e terá duas faixas de tráfego com 3,5 metros da largura cada uma, ao longo de todo o trecho. São 19,89 quilômetros de extensão, com acostamentos de 1,5 metro em ambos os lados da rodovia.

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No perímetro urbano de Mato Rico também serão implantados passeios para pedestres com 2,1 metros de largura nos dois sentidos e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos.

No total, 73 acessos a estradas locais e propriedades lindeiras vão receber pavimento de CBUQ com 10 metros de extensão, servindo para a função de “limpa-rodas”. Ou seja, são segmentos com o objetivo de retirar resíduos de solo dos pneus dos veículos antes que eles acessem a PR-239, evitando que os mesmos se acumulem sobre a pista, além de preservar o pavimento da rodovia, uma vez que os limpa-rodas vão ter o mesmo nível nos encontros (da rodovia com os acessos).

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Próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã. Ela terá 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego de 3,5m, acostamentos de 1,5m, passeios para pedestres de 1,9m e guarda-rodas. Será demolida tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.

Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto de 2,5 m x 2,5 m, passando a acumular a função de passa-fauna. Demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão apenas substituídos durante a execução da obra por peças novas.

Após concluída a licitação e assinado o contrato, o prazo de execução desta pavimentação será de 600 dias corridos.