Maria do Socorro Caldas Teotônio, professora da disciplina de química da ECIT Antônio Avelino de Almeida, localizada na cidade de Olho d'Agua, na 7ª GRE, é uma das autoras do livro “Jogos no Ensino de Química no Brasil”, lançado no mês de janeiro de 2025, e que está disponível em plataformas digitais.
O livro foi produzido em parceria com outros autores pesquisadores e apresenta um panorama completo sobre o uso de jogos educacionais para o ensino de Química, desde sua história até aplicações práticas. Maria do Socorro explica que a obra foi feita com base em um levantamento abrangente de publicações científicas. “Os autores exploram a evolução da produção nacional de jogos educacionais, destacando os conteúdos como Teorias Educacionais, Mecânicas, Categorias, formatos e o impacto na aprendizagem”, destaca.
Ela ainda ressalta que o livro é perfeito para professores e pesquisadores pois oferece insights sobre como criar e implementar jogos no ensino de química, ajudando a superar os desafios do aprendizado tradicional. “Apresentamos exemplos práticos e uma análise das lacunas existentes. Este livro é um guia para quem busca inovar na educação e engajar alunos de forma lúdica e efetiva”, ressalta.
A professora, que é mestranda da Universidade Federal do Ceará, explica que o Brasil é o líder mundial em publicações sobre jogos educacionais, e o grupo de pesquisa que participa já realizou mais de 50 publicações sobre o tema. “Eu já trabalho com jogos educacionais em sala de aula, sempre gostei de jogos, tenho uma familiaridade muito grande com games, desde criança eu gosto muito de jogar”, conta sobre sua decisão de pesquisar o tema no mestrado.
A docente participou do programa Conexão Mundo Professores, onde apresentou seu projeto sobre aprendizagem cooperativa em Mondragom, na Espanha, e também ganhou o prêmio Mestres da Educação com sua atuação em sala de aula com os jogos educacionais. “Esse livro é o resultado da união do meu orientador e outros pesquisadores pois ele é um livro de química mas não é só para químicos. É para professora de outras áreas também”, explica.