O Centro de InfusãodoHospital Geral de Palmas (HGP) vem fazendo a diferença para diversos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 2015, o serviço oferece infusões intravenosas com medicamentos imunobiológicos e outras terapias específicas para o controle de doenças reumáticas.O local funciona de segunda a sexta-feira, com atendimentos via Regulação Estadual. Por mês, cerca de 150 atendimentos são realizados, com programação de tratamento personalizado para cada paciente.
Além das infusões, o local oferece consultas ambulatoriais especializadas e exames de diagnóstico, como exames laboratoriais e de imagem, essenciais para o acompanhamento da evolução da doença e ajuste do tratamento conforme necessário. A assistência é realizada por umaequipecomposta por médicos especializados, residentes em reumatologia, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“O foco principal do atendimento está em doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante e osteoporose, entre outras condições que exigem infusão de medicamentos e acompanhamento médico especializado. Ao longo dos anos, o Centro de Infusão já realizou milhares de doses de medicamentos e tem sido um pilar importante para o tratamento de diversos pacientes”, destaca o médico e coordenador do Serviço de Reumatologia do HGP, Joandson dos Santos Souza.
O especialista acrescentou que, “a adesão rigorosa ao cronograma de sessões é fundamental para o sucesso do tratamento. Cada sessão é planejada de acordo com as necessidades específicas do paciente e a continuidade das infusões contribui significativamente para a manutenção da remissão das doenças e a prevenção de complicações graves. A regularidade do tratamento é essencial para garantir que os efeitos benéficos dos medicamentos sejam sustentados ao longo do tempo”.
Dentre os usuários do SUSassistidos pelo serviço está o pacienteJoão Batista, morador de Caseara, a 256 km da Capital. “A cada dois meses, venho tomar medicação. É muito importante contar com um centro de infusão como este voltado para nós pacientes. A medicação tira as dores e, graças ao trabalho da equipe daqui, eu vivo normalmente”, pontua.
Fluxo de Atendimento
Os pacientes são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos seus municípios de origem ao Serviço de Referência, pela Central Estadual de Regulação, que organiza o fluxo da unidade hospitalar.