A Defesa Civil de Parauapebas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi), atendeu a uma ocorrência de deslizamento de terra no bairro Liberdade. Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade no domingo, 9, cerca de 10 famílias que residem em área considerada de risco precisaram ser notificadas sobre a insegurança no local.
As equipes da Defesa Civil chegaram ao setor na manhã desta segunda-feira, 10, após denúncias sobre a existência de um criatório de peixes clandestino no local. Imediatamente, as equipes da Defesa Civil, aliadas aos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), seguiram para o local onde constataram a situação de irregularidade e atuaram rapidamente para garantir a segurança dos moradores. Foram realizadas vistorias nas casas atingidas para verificar a estabilidade das estruturas e identificar possíveis riscos de novos deslizamentos.
O secretário adjunto da Semsi, explicou que assim que receberam a denúncia, as equipes se encaminharam para o local onde constataram que os deslizamentos de terra foram ocasionados pelo peso dos tanques de peixe, mais o grande volume de chuva que caiu nas últimas horas. “Solicitamos o apoio da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Resolvemos a situação amigavelmente e os tanques já começaram a ser esvaziados. Graças a Deus, a gente teve êxito e as perdas foram só materiais”, afirmou o secretário.
Todas as famílias afetadas, aproximadamente 40 pessoas, foram orientadas a seguirem para outro local com segurança até que a situação seja normalizada. “Em casos como este, nós entramos com apoio do serviço social aos atingidos e oferecemos o aluguel social para que os transtornos causados para estas famílias seja minimizado”, disse Taynara Souza, agente de defesa civil.
A prioridade neste casos, é garantir a segurança das famílias e evitar que novos incidentes ocorram. Por isso, a Defesa Civil reforçou a importância de os moradores ficarem atentos aos alertas meteorológicos e seguirem as orientações das autoridades. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número 190, disponível 24 horas.
A previsão do tempo indica que as chuvas devem continuar nos próximos dias, o que exige atenção redobrada. A Defesa Civil segue em estado de alerta e recomenda que os moradores de áreas vulneráveis evitem permanecer em locais de risco durante períodos de chuva intensa.
Reportagem: Márcia Machado
Fotos: Irisvelton Silva