A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na tarde desta segunda-feira (10), um treinamento especializado em DFD (Documento de Formalização de Demanda), voltado para servidores que trabalham diretamente com elaboração deste tipo de documento. Ao todo, serão 20h de curso e a programação segue até sexta-feira, 14, com a participação de 40 profissionais da Semsa. O curso tem como objetivo capacitar os participantes na elaboração e gestão de documentos essenciais para a aquisição de bens e serviços, garantindo maior eficiência e transparência nas contratações públicas.
O DFD é o passo inicial e um instrumento fundamental no processo de licitação, pois formaliza a necessidade de compra de produtos ou serviços por parte dos órgãos públicos. Ele serve como base para a abertura de editais e assegura que as demandas sejam claras, detalhadas e alinhadas com as reais necessidades da administração pública. Durante o treinamento, os participantes aprenderão sobre as melhores práticas para a elaboração do documento, incluindo a definição de especificações técnicas, estimativas de custos e prazos, além de aspectos legais que envolvem o processo.
A coordenadora de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, Nildeane Oliveira, destacou a importância da capacitação: “Investir na qualificação dos nossos servidores é essencial para garantir que os processos licitatórios sejam feitos com mais agilidade. Isso evita desperdício e assegura que as contratações atendam às reais necessidades da população”, diz a coordenadora.
A iniciativa faz parte de uma série de 11 cursos que serão ministrados para os servidores da Semsa com foco em modernizar e otimizar processos internos, e melhorar os serviços prestados à população.
Reportagem: Márcia Machado
Fotos: Irisvelton Silva