O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, realizou uma série de vistorias nos escritórios regionais da instituição, localizados no sul do Piauí. Durante a visita, o secretário percorreu os municípios de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Rio Grande do Piauí e Itaueira.
“Estamos percorrendo esses municípios para esclarecer e mostrar que a Sada está atuando fortemente na extensão rural e na assistência técnica às pessoas que mais precisam”, afirmou Fábio Abreu.
Durante as visitas, o secretário também enfatizou a importância do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), responsabilidade da Sada, e a realização de mutirões para garantir que todos os produtores rurais tenham acesso à documentação necessária para participar dos principais programas de apoio à agricultura familiar, tanto do governo federal quanto estadual e municipal. “Estamos buscando trazer para essas pessoas a garantia de que elas terão o seu CAF, e por meio disso, terão acesso aos programas de apoio e incentivo à produção rural”, acrescentou.
Fábio Abreu ainda reforçou as informações sobre os programas de apoio à agricultura familiar, como o Piauí Mais Genética, que oferece inseminação artificial para os criadores de gado, e o Fomento Rural, uma parceria do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Este último oferece recursos para o empreendedorismo rural, com uma parcela inicial de R$ 2.600,00, seguida de uma segunda parcela de R$ 2.000,00 após confirmação do início do projeto.
“Temos programas como o Piauí Mais Genética, que proporciona condições para os criadores de animais, principalmente bovinos, e também o Fomento Rural, que oferece recursos sem retorno para o empreendedorismo rural. Além disso, o programa Água Doce é essencial para a região, proporcionando a desalinização da água salgada para transformar em água potável, um benefício vital para a região dos cerrados”, afirmou o secretário.
Para ampliar ainda mais estas ações, Fábio Abreu ressaltou que a Sada está empenhada em fortalecer a parceria com os municípios e com as escolas de formação agrícola, utilizando estagiários para ajudar na extensão rural e levar as orientações e os programas diretamente aos produtores. O objetivo é garantir que todos possam contar com o apoio necessário para melhorar a produção e a qualidade de vida no campo.