Cultura Amazonas
Teatro Amazonas recebe a Orquestra Petrobras Sinfônica em turnê 2025
A orquestra celebra 50 anos, em 2025, com uma turnê comemorativa, que também marca os 38 anos de patrocínio da Petrobras...
09/02/2025 19h31
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação

A Orquestra Petrobras Sinfônica, reconhecida como uma das mais tradicionais e prestigiadas do Brasil, chega a Manaus com sua turnê de 2025 para duas apresentações memoráveis no icônico Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

As duas apresentações são promovidas pela Orquestra Petrobras Sinfônica, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Teatro Amazonas. Sob a regência de Felipe Prazeres, os concertos começam às 20h e têm classificação livre. Os ingressos estão disponíveis para compra no site www.shopingressos.com

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No dia 11 de fevereiro, sobe ao palco “Na Trilha do Rock”, um espetáculo que transforma clássicos do rock nacional em versões sinfônicas. E no dia 12 de fevereiro, o “Concerto Multiplayer”, promete emocionar os fãs de videogames com trilhas famosas de jogos, como Super Mario, Zelda e Street Fighter, e muito mais.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação

Um dos mais conceituados músicos de sua geração, Felipe Prazeres é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e atua, frequentemente, como regente da Orquestra Petrobras Sinfônica, onde é spalla desde 2000. De acordo com Felipe, os ensaios aconteceram no Rio de Janeiro e foram cuidadosamente preparados para receber o público, que é uma das grandes estrelas da orquestra.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Tudo isso é motivo de muita comemoração! É uma orquestra que populariza a música de concerto, leva essa música pelo Brasil afora há muitos anos e já tocou com grandes artistas, praticamente todos artistas da MPB”, disse Felipe.

Ele destaca ainda as parcerias com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, a saudosa Gal Costa, Lenine, Mart’nália, Diogo Nogueira e o renomado pianista Nelson Freire, um dos maiores de todos os tempos. “É, sem dúvida, uma orquestra de grande importância no cenário musical brasileiro e latino-americano”, completa o maestro.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Orquestra Petrobras Sinfônica mantém uma história de longa data com o Teatro Amazonas, onde se apresenta agora pela quarta vez. O maestro Felipe Prazeres relembra sua própria trajetória com a orquestra, da qual faz parte desde 1994, quando ingressou como violinista. Na época, ele teve a oportunidade de se apresentar no Teatro Amazonas sob a regência de seu pai, o maestro Armando Prazeres, fundador da orquestra.

FOTOS: Divulgação

Na Trilha do Rock

O concerto “Na Trilha do Rock”, apresenta versões sinfônicas de grandes sucessos do rock nacional, homenageando bandas e artistas que marcaram gerações, como Lulu Santos, RPM, Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, entre outros. No repertório, o público poderá reviver clássicos como “Lanterna dos Afogados”, “Bete Balanço”, “Sonífera Ilha” e “Será?”, com arranjos orquestrais que dão uma nova dimensão a esses hits atemporais.

Concerto Multiplayer

O público será transportado para o universo dos videogames com trilhas sonoras icônicas de Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat, Fortnite e muitos outros, em arranjos exclusivos de Ricardo Candido.

O “Concerto Multiplayer” também será uma celebração do talento brasileiro na indústria dos games. O compositor Antonio Teoli preparou arranjos especiais para obras de sua autoria e de outros renomados criadores nacionais, como Tharcisio Vaz, Thommaz Kauffmann, Mateus Polati e Heitor Pereira, destacando a contribuição do Brasil para o cenário mundial dos jogos.

50 anos de tradição

A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra 50 anos em 2025 com uma turnê comemorativa, que também marca os 38 anos de patrocínio da Petrobras. E conta, hoje, com um modelo de gestão inovador no país, no qual os próprios instrumentistas definem o projeto administrativo e, com ele, sua maneira conjunta de fazer música.

Fundada há 49 anos, pelo Maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica tem o compromisso de interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, aproximando novos públicos da música de concerto. Além de Manaus, a turnê 2025 passará por Brasília, Goiânia, Belém, Belo Horizonte e Vitória.