Segurança São Sebastião - SP
Defesas Civis de São Vicente e Campos do Jordão conhecem estrutura do órgão em São Sebastião
Integrantes da Defesa Civil das cidades de São Vicente e Campos do Jordão conheceram, nesta quinta-feira (6), as estruturas do órgão em São Sebasti...
06/02/2025 19h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

Integrantes da Defesa Civil das cidades de São Vicente e Campos do Jordão conheceram, nesta quinta-feira (6), as estruturas do órgão em São Sebastião. A comitiva também teve a oportunidade de visitar as obras de contenção e drenagem, além do sistema de sirene da Vila Sahy, na Costa Sul. Os dois municípios têm situações semelhantes a São Sebastião com riscos mais voltados para deslizamentos de terra.

Por São Vicente estiveram presentes o coordenador municipal Rogério Barreto e o agente Leonardo Augusto Franco. Já de Campos do Jordão vieram o secretário adjunto da Defesa Civil, José Carlos Antunes, o coordenador municipal Rodolfo Benedito da Silva, o engenheiro Paulo Sérgio Tasso e o assessor de políticas internas Fábio Augusto Cruz. 

O grupo foi recepcionado pelo coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso, juntamente com o secretário de Segurança Urbana (Segur), Rafael Carvalho do Nascimento, agentes e engenheiros.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A primeira parada foi no Centro de Gerenciamento de Crise onde foram apontadas as ações da Defesa Civil local, legislações, atuações que devem ser seguidas, necessidade do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), simulados realizados nas áreas de risco. O grupo ainda visitou o Centro de Operações Integradas (COI) para conhecer o aparelhamento da Defesa em relação ao clima.

Cardoso também destacou a importância da participação da sociedade civil junto à comunidade em casos de eventos climáticos. “Temos voluntários em bairros que estão muito bem preparados para fazer os primeiros atendimentos, que sabem para onde conduzir os moradores em caso de necessidade imediata ou preventiva”, observa.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O objetivo dos dois grupos era conhecer a parte técnica do sistema de sirene implantado na Vila Sahy.  Segundo Antunes, de Campos, o município tem várias áreas de interesse para a colocação desses equipamentos. São eles: Vila Paulista Popular, Monte Carlo, Britador, Vila Santo Antonio, Pica-pau e Vila Albertina, onde residem em torno de 4 mil pessoas.

Já para a comitiva de São Vicente, além da sirene, o interesse é ter um sistema de monitoramento ligado à Defesa Civil. No município, as áreas preocupantes estão localizadas no Parque Prainha, Itararé, Morro dos Barbosas, Morro Voturuá e Japuí.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

São Sebastião tem se tornado referência para as cidades que convivem com áreas de risco em função do aparelhamento da sua Defesa Civil, treinamento dos agentes e aprendizados que os integrantes e a gestão pública tiveram após o evento climático do dia 19 de fevereiro de 2023.

#PraTodosVerem: Representantes das Defesas Civis de São Sebastião recebem agentes de Campos do Jordão e São Vicente em visita ao município. Fim da descrição.