Cidades Petrolina - PE
Controle de Zoonoses: Ações da Prefeitura garantem saúde pública em Petrolina
content-single">Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEO Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem desempenhado um papel crucial na saúde públ...
05/02/2025 19h43
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

content-single">

Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem desempenhado um papel crucial na saúde pública, realizando ações voltadas ao controle de doenças transmissíveis ao ser humano e cuidados com a saúde dos animais. No mês de janeiro, a equipe do CCZ resgatou 60 animais de pequeno porte, como cães e gatos, com algum tipo de enfermidade. Além disso, foi registrada a apreensão de cerca de 100 animais de grande porte, incluindo cavalos, jumentos e vacas, em condições de risco aos pedestres e condutores.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Dentro da sua atuação voltada ao controle populacional de animais em situação de rua, o CCZ, em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade, castrou 190 animais, todos sem raça definida. Depois do pós-operatório, todos os animais foram vacinados e devolvidos aos locais em que foram resgatados. Todo esse trabalho faz parte de um esforço contínuo para reduzir a população de animais e prevenir a proliferação de doenças.

O município ainda conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir a segurança nas vias públicas e controlar a presença de animais de grande porte. A PRF disponibilizou um espaço adequado para acolher os animais apreendidos, uma vez que esse trabalho é diário. Após a captura, eles são microchipados para controle.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para a retirada dos animais apreendidos, é necessário efetuar o pagamento de uma multa, que varia entre R$ 200 e R$ 600 por animal, dependendo da reincidência. Quando os responsáveis não procuram os animais apreendidos, eles ficam disponíveis para adoção, recebendo uma segunda chance de serem bem cuidados e tratados. Essa medida visa garantir que os bichos sejam retirados das ruas, longe do abandono e dos perigos das vias públicas.