Presente ao evento, o pré-candidato a vice-governador e presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), afirmou que a oferta de uma educação pública de qualidade será prioridade no governo de Jerônimo Rodrigues. Segundo Geraldo Júnior, o governo de Jerônimo Rodrigues dará continuidade ao “ciclo virtuoso” da educação do estado realizado por Rui Costa.
Geraldo Júnior citou os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O IDEB da Bahia aumentou em 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4. Este índice é de 2019, já que o IDEB de 2020 ainda não foi divulgado pelo INEP.
Um professor como governador.
E Geraldo Júnior questionou: “Qual gestor dará mais prioridade à educação do que um governador que é professor? Pois, Jerônimo Rodrigues, além de ter sido, até recentemente, gestor da Secretaria Estadual de Educação com bastante êxito, também é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana”.
E afirmou que, agora, é importante pontuar os diversos êxitos de Jerônimo Rodrigues à frente da Secretaria Estadual de Educação. “Por exemplo, observamos a extensa agenda positiva no ano letivo 2020/21, na rede estadual de ensino”, disse. E citou os programas de assistência estudantil, como Bolsa Presença, Mais Estudo, Educar para Trabalhar, Vale-alimentação Estudantil; e a ampliação da oferta da Educação em Tempo Integral, além dos investimentos na infraestrutura da rede física das escolas, que chegaram a R$ 2,3 bilhões.