A segunda edição do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur) lançada, nesta segunda-feira (03), contará com um investimento de R$ 9.262.936,10, provenientes da renúncia fiscal de 0,2% do orçamento estadual. O programa tem como principal objetivo fomentar o turismo no Piauí, apoiando projetos que promovam o desenvolvimento do setor em diversas áreas.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (03) e estarão abertas até o dia 14 de fevereiro, e a seleção dos projetos ocorrerá entre os dias 17 e 25 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, José Neto Monteiro, que destacou a importância do programa para fortalecer o setor no estado.
“Após o sucesso da primeira edição, estamos ampliando os investimentos para que mais municípios sejam beneficiados. Convidamos gestores, empreendedores e profissionais da área a apresentarem seus projetos e contribuírem para o crescimento do turismo no Piauí”, afirmou o gestor.
O Sietur contemplará projetos voltados para conservação e requalificação do inventário turístico, sinalização e marketing turístico, valorização de monumentos e sítios históricos, incentivo a eventos gastronômicos regionais e ações de turismo sustentável. Além disso, também apoiará cursos de capacitação para profissionais da área, aquisição de equipamentos e eventos voltados ao ecoturismo e turismo responsável.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Protocolo da Setur/PI, localizado na Av. Marechal Castelo Branco, 1275 – Cabral, Teresina – PI, ou de forma on-line, através do envio da documentação para inscricaosietur.2025@setur.pi.gov.br e em um único e-mail, com o assunto: Inscrição Sietur.
O cronograma completo e resoluções do programa já estão disponíveis no site oficial da Setur.