Cidades Rio Preto - SP
Prefeitura de Rio Preto inicia mutirão de consultas oftalmológicas
Ação tem o objetivo de oferecer óculos de grau gratuitos para crianças do ensino fundamental da rede pública
03/02/2025 21h29
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Prefeitura de Rio Preto deu início nesta segunda-feira, 3/2, ao mutirão de consultas oftalmológicas da campanha "Olhar Solidário", promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. O mutirão acontece no Centro Médico de Especialidades, localizado no primeiro andar do Plaza Avenida Shopping, e tem como objetivo atender as crianças do ensino fundamental da rede pública municipal que passaram pela triagem inicial nas escolas.

A campanha é realizada em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Cultura, além da Rede Mercadão dos Óculos, que faz a doação das armações e lentes por meio do projeto "Olhares do Bem".

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Josiane Candido, acompanhou de perto o primeiro dia de atendimentos e destacou a importância da campanha. “Acompanhamos todas as etapas neste primeiro dia e notamos a praticidade de todo o processo. A criança passa pela consulta e, se diagnosticada, já pode sair direto com a receita em mãos para uma das lojas do Mercadão dos Óculos para tirar medidas e escolher a armação. E tudo isso de forma gratuita”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No primeiro dia de consultas, foram agendadas 92 crianças para receber avaliação oftalmológica detalhada para a confirmação da necessidade de óculos de grau. Já para esta terça-feira, 4/2, o Centro Médico de Especialidades aguarda outras 134 crianças que estão agendadas.

Além das consultas, também teve início a etapa de visitação às lojas da Rede Mercadão dos Óculos. Nessa fase, os alunos diagnosticados com necessidade de óculos de grau realizam a medição e escolhem as armações que receberão as lentes corretivas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Bianca Martins Meireles, mãe de Juliana Lopes, que acaba de completar 10 anos, participou do mutirão. “Ela vinha reclamando bastante de dor de cabeça e, na consulta aqui hoje, realmente foi detectado um pequeno grau que pode piorar se não cuidar. Achei tudo muito prático, e o fato de ela ainda poder escolher a armação foi um verdadeiro presentão, especialmente porque fez aniversário ontem”.

A campanha "Olhar Solidário" acontece de forma contínua ao longo do ano, atendendo crianças conforme a demanda. A entrega dos primeiros óculos está prevista para o dia 15 de março, com detalhes sobre local e logística a serem divulgados em breve.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Peço aos familiares destes pré-selecionados que compareçam para realizar o exame, e àqueles que têm dúvidas sobre a necessidade, que entre em contato com a escola onde seu filho está matriculado”, concluiu Josiane Candido.