O documento representa um marco histórico para a UC, que tem mais de 30 anos de criação
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) entregou, na última sexta-feira (31), em solenidade na Câmara Municipal de Pacoti, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.
Coordenado pelo geógrafo Jader de Oliveira Santos, o Plano de Manejo foi elaborado pela Sema, no âmbito do pelo Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, no contexto do projeto “Estratégias Conservacionistas e de Desenvolvimento Sustentável em Áreas Prioritárias para Conservação no Ceará”. De acordo com o Professor Jáder, participaram da elaboração, um Grupo de Trabalho (GT) composto por moradores locais, agentes do Estado, representantes do setor privado e da sociedade civil. “Todos, envolvidos diretamente com a Unidade de Conservação (UC) estadual”, explicou.
Ele também explicou que o propósito do Plano de Manejo, conforme o documento entregue à sociedade, é “regulamentar os usos e ocupações na APA da Serra de Baturité, promovendo o desenvolvimento sustentável, preservando a diversidade biológica, a manutenção, a recuperação e a regeneração da floresta para garantia do ciclo hidrológico e das condições climáticas locais; preservar os recursos hídricos; resgatar e fortalecer a cultura e saberes dos povos originários e tradicionais, bem como promover a educação ambiental”.
A titular da Sema, Vilma Freire, destacou que a entrega do plano representa um marco histórico para a UC, que tem mais de 30 anos de criação, e é uma das maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica no Ceará, com alta biodiversidade e espécies endêmicas de grande importância, a exemplo , o Periquito cara-suja. “O Plano de Manejo é mais uma forma de assegurar a conservação da biodiversidade, vital para o Maciço. Ademais, contribui para o fortalecimento das atividades econômicas sustentáveis, como o turismo e a agricultura, além de promover a educação ambiental e o engajamento das comunidades na proteção das riquezas naturais desta localidade”, destacou.
Para conferir o Plano de Manejo na íntegra, clique aqui.
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité é um verdadeiro paraíso natural, com sua exuberante vegetação de Mata Atlântica, rica biodiversidade e clima serrano. Criada pelo Decreto Estadual nº 20.956, em 1990, e com uma área de 32.690 hectares, a APA abrange nove municípios: Aratuba, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção.
O local destaca-se como um polo turístico, oferecendo atrativos como o Parque das Cachoeiras, a Pedra do Bacamarte e o Pico Alto, além de ser palco de eventos culturais tradicionais, como a Festa de São Francisco de Paula e o Festival de Jazz e Blues. Sua beleza e importância ecológica garantem um alto valor ambiental e o fortalecimento do turismo sustentável.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) todas as UCs devem ter um plano de manejo para orientar e subsidiar a gestão do território e dos recursos naturais.