O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), inicia nesta segunda-feira (3) as matrículas para o ano de 2025 do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima) . São 419 vagas distribuídas em 14 municípios paraibanos e para 19 instrumentos musicais diferentes.
Alunos veteranos têm prioridade e, por causa disso, eles se matriculam primeiro. Para esse perfil, as matrículas acontecem até 7 de fevereiro. Para as vagas que sobrarem, alunos novatos podem se matricular entre 10 e 21 de fevereiro. As aulas, por sua vez, começam em 13 de fevereiro.
As inscrições são gratuitas, destinadas a crianças a partir de sete anos que estejam matriculadas nos ensinos fundamental ou médio e podem ser feitas de forma presencial nos próprios polos do programa. Do total, 80% das vagas são para estudantes de escolas públicas, 10% para alunos de escolas privadas e 10% para pessoas com deficiência.
As vagas são para João Pessoa, Santa Rita, Pedras de Fogo, Sapé, Bananeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. A lista de instrumentos com vagas abertas pode ser consultada nos próprios polos e também no edital publicado no portal da Secult-PB na internet.
Para as matrículas, os interessados devem apresentar formulário de requerimento de matrícula, original e cópia de documento de identificação oficial do aluno matriculado, original e cópia do RG e do CPF do responsável, comprovante de residência emitido nos últimos três meses, declaração de matrícula ativa em escola pública (ensino fundamental, ensino médio ou Educação de Jovens e Adultos) ou privada (ensino fundamental ou ensino médio), foto 3x4 e número de cadastro único, caso seja inscrito.
As vagas são divididas por polos de ensino, mas elas podem ser remanejadas em caso de vagas não preenchidas. A permanência na escola é pré-requisito para continuar com matrícula ativa no Prima e registros de evasão escolar são passíveis de desligamento das aulas.