Tecnologia Piauí
Etipi dará suporte tecnológico para a primeira IA com base de dados 100% em português
A IA está sendo desenvolvida por técnicos do governo estadual, em parceria com startups e pesquisadores brasileiros, e deve ser lançada no mês de f...
31/01/2025 16h37
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Anunciada, nesta sexta-feira (31), pelo governador Rafael Fonteles, a SoberanIA, primeira plataforma de inteligência artificial com base de dados totalmente em português, será hospedada no supercomputador do Data Center da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).

A ferramenta funcionará de maneira semelhante ao ChatGPT, mas com um diferencial importante: sua base de dados, composta por mais de 100 bilhões de palavras, estará sob a guarda do Estado do Piauí, com total independência de big techs.

A robusta plataforma conta com o suporte de um supercomputador instalado na Etipi. A super máquina trabalha no processamento da IA, é equipada com processador de alta potência, 2TB de memória RAM, 4 discos SSD SAS de 7.68TB e 4 placas de vídeo NVIDIA H100 SXM5, garantindo alto desempenho no treinamento e execução dos modelos de inteligência artificial.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O presidente da Etipi, Ellen Gera, destacou a importância desse avanço. "Estamos falando de um supercomputador preparado para atender demandas complexas de inteligência artificial, permitindo que o Piauí se destaque ainda mais no cenário tecnológico nacional. Com essa estrutura, garantimos que a SoberanIA seja um marco para o Brasil na criação de IA sob domínio estatal”, disse.

Além da alta capacidade computacional, a segurança dos dados da SoberanIA será prioridade. O gerente de segurança da informação da Etipi, Cristiano Altino, reforça que todas as medidas de proteção serão aplicadas para garantir a integridade do sistema. "Vamos manter a infraestrutura redundante e segurança de perímetro, garantindo que a plataforma opere com máxima proteção contra qualquer tipo de ameaça cibernética”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A IA está sendo desenvolvida por técnicos do governo estadual, em parceria com startups e pesquisadores brasileiros, e deve ser lançada no mês de fevereiro. Dessa maneira, o Piauí se destaca ainda mais como referência nacional em governança digital, inteligência artificial e inovação.