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Educação de Gurupi avança na alfabetização e registra crescimento na fluência em leitura em 2024
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi A rede municipal de ensino de Gurupi alcançou avanços expressivos na fluência em leitura das crianças do Ensin...
31/01/2025 12h14
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A rede municipal de ensino de Gurupi alcançou avanços expressivos na fluência em leitura das crianças do Ensino Fundamental no ano passado, reforçando o compromisso da Prefeitura com a alfabetização na idade certa. Os resultados positivos foram obtidos por meio do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que avalia a fluência leitora dos estudantes e direciona ações pedagógicas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Os dados da avaliação apontam um crescimento significativo entre o início e o fim do ano letivo de 2024. A média de fluência em leitura dos alunos da rede municipal passou de 36% na avaliação de entrada para 62% na avaliação de saída, demonstrando avanço na capacidade dos estudantes de ler com expressividade, ritmo e compreensão.

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A prefeita Josi Nunes celebrou os avanços e destacou que os resultados refletem os investimentos realizados na educação municipal. “Esses números mostram que estamos no caminho certo. O trabalho conjunto entre professores, escolas e famílias tem sido essencial para garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade adequada. Continuaremos investindo na capacitação dos educadores e em políticas que fortaleçam a aprendizagem”, afirmou a gestora.

O secretário Municipal de Educação, Samuel Martins, também enfatizou o papel fundamental dos professores e da comunidade escolar no sucesso da alfabetização. “Esse avanço é reflexo do comprometimento da gestão com a educação e resultado do esforço e dedicação dos nossos professores, que estão comprometidos com a aprendizagem dos alunos. A alfabetização na idade certa é um passo decisivo para garantir o futuro dessas crianças, e vamos continuar trabalhando para fortalecer esse processo em 2025”, ressaltou.

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As avaliações de fluência em leitura realizadas pelo PARC são aplicadas em diversos estados brasileiros e contam com a parceria entre redes de ensino, a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo é mapear o desempenho dos estudantes e promover ações pedagógicas personalizadas para garantir a alfabetização plena.

As escolas municipais que participaram do programa e contribuíram para os resultados positivos incluem:

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Escola Municipal Antônio de Almeida Veras

Escola Municipal Antônio Lino de Sousa

Escola Municipal de Tempo Integral Jose Pereira da Cruz

Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira

Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim

Escola Municipal Lenival Correia Ferreira

Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota

Escola Municipal de Tempo Integral Odair Lucio

Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão

Escola Municipal Vila Nova

Escola Municipal Professor Valnir de Souza Soares

Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães

Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares

Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho

Escola Municipal Elizeu de Carvalho