O período que antecede a volta às aulas, no mês de janeiro, é marcado na rede pública estadual cearense pela realização da Jornada Pedagógica. A iniciativa tem o objetivo de planejar as ações a serem postas em prática ao longo do ano nas unidades de ensino, otimizando o processo de ensino e aprendizagem, com a participação direta dos profissionais da educação no processo. Entre os últimos dias 20 e 24, a ação ocorreu no âmbito das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Já no contexto interno de cada unidade de ensino, a Jornada ocorre de 27 a 31 deste mês.
Nas Regionais, os encontros reuniram gestores escolares para debater pautas como avaliação, currículo, perspectivas para a educação integral, além de gestão e liderança. Houve, ainda, a abordagem transversal do tema definido pela Secretaria da Educação (Seduc) como condutor de sua prática ao longo do ano de 2025: “Educação ambiental, sustentabilidade e emergência climática”.
A Jornada Pedagógica favorece, também, a organização de aspectos como o calendário letivo, a revisão do projeto político-pedagógico, o exame do regimento interno, o planejamento das avaliações, o ordenamento do espaço escolar, a montagem das turmas, a lotação dos professores, entre outros tópicos.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, explica que as reuniões favorecem a troca de experiências e criam espaço para a reflexão entre os educadores, abordando tanto questões pedagógicas quanto aspectos administrativos e financeiros, com foco em garantir o melhor atendimento aos estudantes. “O sucesso das ações propostas para o ano letivo está diretamente ligado ao planejamento eficiente e ao comprometimento coletivo dos profissionais. Por isso, organizamos as Jornadas Pedagógicas em toda a rede pública estadual”, destaca.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, destaca que a iniciativa terá reflexo tanto na atuação dos profissionais quanto na formação dos jovens. “Este é o momento de definir as estratégias mais eficazes para favorecer a educação no Ceará, garantindo uma aprendizagem equitativa, com atenção especial aos estudantes em maior vulnerabilidade, e fortalecendo a escola como um ambiente de acolhimento e respeito à diversidade”, ressalta.