As equipes do projeto Vó Vôlei entram em quadra nesta sexta-feira, 24, para as partidas da fase de grupos da 5ª Final Nacional da Superliga Melhor Idade das Américas, competição que compõe o calendário oficial da Federação Brasileira de Vôlei Adaptado. Ao todo, o projeto conta com cinco equipes que participam da competição, tanto no masculino, como no feminino.
A abertura da 5ª Final Nacional da Superliga Melhor Idade das Américas foi realizada no último dia 22, no Palácio Araguaia, em Palmas, e conta com a participação de atletas idosos e para-atletas a partir de 45 anos de diversos estados do Brasil. As disputas seguem até o dia 26 de janeiro.
Já nesta sexta-feira, a agenda de jogos começou no início da manhã, com a partida entre a equipe masculina 75+ do Vó Vôlei, contra o time de Vitória, realizada na quadra A do Colégio Militar do Tocantins. Às 9h30, o time retorna à quadra para o jogo contra a equipe Campo Grande Consoll.
A partir das 12h, o time masculino 58+ entra em quadra para enfrentar a equipe AAPI. O jogo acontece na quadra B do Colégio Militar do Tocantins. Ainda no Colégio Militar do Tocantins, o time masculino 68+ do Vó Volei enfrenta os atletas do Praia Grande. A partida, válida ainda pela fase de grupos da competição, acontece na quadra A.
Feminino
Na categoria feminina, as partidas começam a partir das 12h40 no Colégio Estadual Elizângela Glória Cardoso. O primeiro jogo é entre as atletas 68+ do Vó Vôlei e a equipe Matão, na quadra B. Posteriormente, a partir das 13h20, a equipe de Palmas volta à quadra para a partida contra o time do CCI Vovó Ziza, também na quadra B.
A partir das 14h40, a equipe 58+ encara o Guarujá, na quadra B do Colégio Elizângela, e volta à quadra contra o time de Paulínia.
Projeto
O Projeto Vó Vôlei iniciou suas atividades no ano de 2019, como mais uma opção de exercício físico para os idosos e idosas frequentadores do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. Atualmente, aproximadamente 70 pessoas idosas, com idades de 60 a 87 anos participam das atividades semanais realizadas no parque.
Texto: Secom Palmas
Edição:Lorena Karlla Mascarenhas