Pelo segundo ano consecutivo, o Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado no Litoral e praias de água doce do Noroeste, recebeu o Selo de Reconhecimento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que atesta o respeito aos direitos autorais das músicas e garante que todos os compositores que tenham suas músicas executadas nos palcos sejam devidamente remunerados. Uma vez mais, o evento foi o primeiro do Brasil no ano a ganhar o reconhecimento.
O selo foi entregue quinta-feira (23) no Palco Sunset de Caiobá, município de Matinhos, por Eberson Carlos Prado, supervisor regional do Ecad. A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, recebeu o reconhecimento em nome do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Além da secretária da Cultura e do supervisor regional do Ecad, participaram da cerimônia o diretor-presidente do Palco Paraná, Danilo Buss; o diretor de cultura de Matinhos, Pastor Bethovem, a vereadora Sargento Tânia Guerreiro, e Laguna, coordenador do Palco Sunset.
O evento aconteceu logo após o show de Troy Rossilho e os Calvos e foi seguido por uma apresentação do cantor Fernando Cejas. Os shows integram a agenda da temporada e encantaram o público com espetáculos gratuitos no final do dia em Caiobá. Só nas primeiras semanas de programação, mais de 30 mil pessoas puderam aproveitar apresentações de artistas de todo o Paraná de forma gratuita e inclusiva e segura.
De acordo com a secretária, a cultura tem o papel de fortalecer a construção da cidadania, além de potencializar a mobilização econômica. Para ela, é indispensável valorizar e profissionalizar os trabalhadores do setor. "O reconhecimento e a profissionalização dos artistas é fundamental para que esse ciclo tão positivo seja bem sucedido. Por isso, receber uma vez mais este selo é uma conquista para a Secretaria da Cultura e o Governo do Paraná. Um sinal de que nós seguimos trilhando o caminho certo no respeito aos direitos autorais”, disse.
Troy Rossilho, cantor e compositor paranaense que se apresentou na noite de quinta-feira no Palco Sunset Caiobá, recebe com alegria a notícia do reconhecimento do Ecad ao Verão Maior Paraná. “Isso é muito importante principalmente para o compositor, que quer ter um alcance e quer ter uma renda a partir das suas músicas, e digo isso tanto como músico quanto compositor que tem músicas gravadas por outros artistas”, afirma.
“Como músico de palco, acabo tocando músicas de outros artistas e é importante fazer essa roda girar, fazer o dinheiro chegar no compositor, para que ele continue trabalhando e tendo energia para continuar produzindo”, aponta.
O artista tem no seu currículo 10 álbuns autorais e atualmente tem projetos em parceria com o “Kilânio Orquestra de Violões” e a banda “Troy e os Calvos”. Também é idealizador do canal no “No Estúdio do Troy”, que prestigia bandas e artistas locais, além de desenvolver trilhas para peças de teatro e cinema.
Em Morretes, Carreta da Inovação oferece oficinas de arte e Inteligência Artificial
Atividade física, saúde e reciclagem: universidades têm novas atrações no Verão Maior
RESPEITO E VALORIZAÇÃO– O Selo de Reconhecimento do Ecad tem o objetivo de valorizar a adimplência de eventos e festivais realizados em todo o País e defender o direito de compositores pela remuneração de suas canções que tocam publicamente. Os autores de músicas nem sempre sobem aos palcos, como os intérpretes e músicos acompanhantes, e, desta forma, não recebem cachê musical, destinado a quem participa dos shows.
Além do pagamento pelo licenciamento musical, os organizadores e promotores dos eventos também precisam enviar ao Ecad os roteiros com as canções tocadas nos palcos para identificação e distribuição dos valores em direitos autorais.
Segundo Eberson Carlos Prado, gerente regional do Ecad no Paraná, no ano passado, além do Verão Maior, outros grandes eventos como o Rock In Rio, Lollapalooza, também receberam o reconhecimento. “Parabéns ao Governo do Estado e à Secretaria de Cultura pela demonstração e compromisso no respeito aos artistas. O Paraná torna-se um exemplo para os municípios, os produtores de eventos e para outros estados também, fazendo a diferença no respeito à música e aos seus autores”, disse.
VERÃO MAIOR PARANÁ– Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao . Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, 50 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.