Em Oeiras, o governador Rafael Fonteles realizou, nesta quinta-feira (23), a entrega de kits de irrigação, mudas, um veículo e sete unidades de multiplicação de reserva alimentar animal para agricultores da região. A entrega faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), com o objetivo de impulsionar a base produtiva da agricultura familiar em todo o estado.
"Estamos entregando um carro que vai servir para apoio técnico a 50 projetos, dentro do financiamento do Banco Interamericano com o Fida, no nosso PSI [Programa Piauí Sustentável e Inclusivo], que vai gerar renda permanente para essas famílias. Cada um dos 50 projetos tem 30 famílias. Só no Vale do Canindé, são 1.500 famílias atendidas no campo, na agricultura familiar, que vão ter condições de ter uma produção melhor, especialmente aqueles produtores de ovino e caprino, agricultura, mel e apicultura", disse o governador.
Para a aquisição dos itens entregues, foram investidos R$ 542.425,00, consolidando a importância do setor para a economia local e estadual. Durante a solenidade, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Rafael Fonteles destacou o compromisso do Governo do Estado em investir na agricultura familiar, reconhecendo-a como fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável,
"Vamos ter 50 projetos vinculados à cadeia produtiva e todos esses produtores são orientados a se incorporarem a uma cooperativa, numa iniciativa de fortalecer a estratégia de organização da agricultura familiar. Além do projeto produtivo, essas comunidades vão receber infraestrutura hídrica, com cisterna de primeira água e de segunda água e sistema de abastecimento. Estamos trabalhando com uma renda de pelo menos dois salários mínimos por família", afirmou Rejane Tavares, secretária da SAF.
"Estamos muito felizes com esse apoio. Cerca de 70% do alimento que chega na mesa do nosso povo vem da agricultura familiar. Então, esse esforço coletivo só vem somar para aumentar a renda do nosso trabalhador", declarou o prefeito de Oeiras, Dr. Hailton.
Oeiras, um dos principais municípios do território, se beneficia diretamente de iniciativas como essa, que buscam melhorar a competitividade e a sustentabilidade da produção agrícola familiar.
"Essas políticas públicas são fundamentais. Quando elas chegam ao pequeno produtor, ao trabalhador rural, servem de incentivo para que eles continuem no campo, mantendo suas atividades na região e gerando renda para suas famílias", disse Adalto Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.