Saúde Saúde
Hospital de Messejana realiza procedimento cardiológico complexo e inovador para tratar paciente com síndrome rara
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realizou, pela primeira vez, um proc...
23/01/2025 19h38
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realizou, pela primeira vez, um procedimento cardiológico inovador, em um paciente com Síndrome de Brugada, uma condição genética rara que afeta a função elétrica do coração. Essa síndrome aumenta o risco de arritmias potencialmente fatais e morte súbita, mesmo em pessoas sem sinais prévios de doença cardíaca.

O tratamento realizado foi a ablação por cateter de substratos arritmogênicos, técnica que utiliza cateteres para localizar e cauterizar áreas específicas do coração responsáveis pelas arritmias, visando corrigir o ritmo cardíaco. O procedimento, que aconteceu no Serviço de Hemodinâmica do HM, foi conduzido pela equipe de arritmologia da instituição e contou com o uso de tecnologias como mapeamento tridimensional e ecocardiograma intracardíaco.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O arritmologista e eletrofisiologista Ronaldo Távora, que integrou a equipe responsável, explicou a importância desse tipo de intervenção. “A Síndrome de Brugada é um grande desafio na cardiologia devido ao seu risco elevado de morte súbita, especialmente em pessoas jovens e saudáveis. Essa abordagem nos permite não apenas controlar os sintomas, mas também melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações graves no futuro”, reforça.

O paciente, um homem de 38 anos, foi encaminhado ao Hospital de Messejana pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em setembro de 2024, após episódios de desmaios e palpitações. Durante a internação, foi diagnosticado com a síndrome e recebeu, em outubro, um cardiodesfibrilador implantável (CDI), dispositivo utilizado para detectar e tratar arritmias fatais.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Apesar de reduzir a chances de morte súbita, o CDI não impede o aparecimento de arritmias e a terapia com choques causa impactos aos pacientes. Ronaldo Távora explica que embora eficaz, o uso do CDI pode ser desconfortável, causar ansiedade e provocar dor, pois os choques elétricos são diretamente aplicados no coração.

“Este paciente, em particular, sofreu múltiplos choques em um curto período. No Brasil, infelizmente carecemos de medicações antiarrítmicas efetivas para esses casos de maior gravidade, por isso, indicamos o procedimento de ablação, uma alternativa relativamente nova em todo o mundo. É a primeira vez que realizamos este tipo de intervenção no Hospital de Messejana”, reforça.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em janeiro de 2025, o paciente foi submetido à cirurgia, e os resultados foram positivos. Ele apresentou melhora clínica e segue em recuperação com acompanhamento ambulatorial.

A cardiologista Danielli Lino, que participou dos primeiros atendimentos via Regulação, ressaltou a importância da assistência precoce. “Por ser um centro de referência em cardiologia, o HM já acompanha outros pacientes com a mesma síndrome, muitos deles com CDI. Neste caso, a rapidez no atendimento, a investigação precisa e a escolha do tratamento foram fundamentais para o desfecho positivo.

Equipe especializada

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Para a realização de um procedimento complexo como a ablação de substratos arritmogênicos é necessária uma equipe experiente, estrutura hospitalar adequada e o uso de equipamentos avançados. O tratamento foi planejado por um grupo de médicos especialistas de diferentes áreas da Cardiologia, que definiu a melhor estratégia para o controle da doença.

“O procedimento é realizado sob anestesia geral e utiliza o mapeamento tridimensional para identificar as áreas que necessitam de cauterização, normalmente localizadas na superfície externa do coração. Tivemos um excelente resultado com esse paciente. O eletrocardiograma realizado imediatamente após o procedimento já apresentou uma melhora significativa em relação ao estado inicial. Isso indica que o paciente terá uma boa evolução e um desfecho favorável”, reforça Távora.

A realização desse tipo de procedimento reforça o papel do Hospital de Messejana como referência no tratamento de doenças cardiovasculares. Além de atender pacientes com condições complexas, como a Síndrome de Brugada, o hospital contribui para avanços no cuidado de saúde no estado e na região norte e nordeste do país.

Arritmias cardíacas

Arritmia cardíaca é uma condição que se caracteriza por batimentos cardíacos irregulares, rápidos ou lentos. Pode ser assintomática ou manifestar sintomas como desmaios, tonturas, fraqueza, pressão baixa e confusão mental.