Segurança Segurança
Governo do Estado intensifica ações integradas de segurança para agilizar atendimento às vítimas de chuva em Minas
Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros promovem blitz educativa para explicar o trabalho conjunto para reduzir os impactos do período c...
23/01/2025 15h38
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Com o período chuvoso em andamento, o Governo de Minas reforça ações integradas para proteger os mineiros e minimizar os danos das chuvas. Por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) , da Polícia Militar (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) , diversas iniciativas visam garantir um atendimento rápido e eficiente.

Uma delas é a blitz educativa, realizada nesta quinta-feira (23/1), na Avenida Teresa Cristina, em Belo Horizonte. Equipes distribuíram panfletos, orientaram sobre cuidados em caso de chuva intensa e divulgaram canais de emergência: 190 (PMMG), 193 (CBMMG) e 199 (Cedec).

Para o superintendente Administrativo da Defesa Civil, major Cristiano Ferreira, ações como essa “permitem que os mineiros estejam preparados para agir de forma segura em situações de risco. Nossa meta é salvar vidas e minimizar os estragos por meio da conscientização”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Apoio aos municípios

A Defesa Civil ampara cidades remotamente e in loco, garantindo a volta à normalidade. Os agentes apoiaram diretamente cerca de 350 municípios, auxiliando na decretação de situação de anormalidade, pedidos de ajuda humanitária e orientações para ações de resposta.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Até 21/1, a Cedec enviou mais de 85 toneladas de material de ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, colchões, kits dormitório, kits limpeza e outros itens, aos atingidos pelas chuvas.

A grande capilaridade da Polícia Militar reforça as ações de Defesa Civil, atuando no resgate e salvamento de pessoas. O trabalho é feito durante todo o ano pelo Comando de Aviação do Estado (Comave), com especial atenção no período de chuva.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Estamos presentes nos 853 municípios do estado, 24 horas por dia. Esse apoio da Polícia Militar é fundamental para que a sociedade seja amplamente atendida, em todas as regiões de Minas Gerais, e tenha ciência que pode contar com a atuação de suas forças de segurança”, relata a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela.

O Corpo de Bombeiros Militar já fez mais de 5 mil atendimentos emergenciais, incluindo vistorias em áreas de risco de queda de árvores, inundações e deslizamentos de terra, que frequentemente resultam na evacuação de moradores. Até o momento, foram registrados 172 salvamentos em enxurradas e 205 atendimentos por colapso de estruturas ou deslizamentos de massa.

Ações de prevenção

Nos últimos três anos, o Estado investiu mais de R$ 94 milhões na estruturação das Defesas Civis municipais, entregando 513 kits com viatura e equipamentos para 494 cidades. Além disso, mais de 5 mil agentes foram capacitados entre 2023 e 2024.

Em 21/11 do ano passado, a Cedec inaugurou o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), com tecnologia para monitorar emergências em tempo real. Ele recebeu investimento de R$ 12,5 milhões, financiados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Caoma, e dos parceiros Instituto Proteja Minas e CeMAIS.

O CBMMG mantém Núcleos de Alerta de Chuva em toda Minas Gerais, com bombeiros especializados no monitoramento de áreas de risco e no acionamento de equipes para emergências. Na Região Metropolitana de BH, cerca de 90 bombeiros reforçam diariamente o efetivo operacional durante o período. O tenente Barcellos, porta-voz da corporação, acrescenta que “no interior do estado, o contrato de 20 caminhonetes 4x4 foi renovado para melhorar o acesso e atendimento em áreas alagadas”.

Mais de 1.700 ações de orientação foram realizadas em áreas de risco, abrangendo treinamentos, palestras, mapeamentos, visitas às escolas e blitz. Elas buscam sensibilizar comunidades e capacitar moradores para agir em emergências. Muitas delas são feitas em força-tarefa, integrando a Cedec, a PMMG e as cidades.

A PMMG também executa planos pluviométricos adaptados a cada cidade, com viaturas colocadas estrategicamente para interditar vias, e fiscaliza atividades de mineração e barragens, por meio da Polícia Militar do Meio Ambiente.

Com esforços coordenados e integrados, o Governo de Minas reafirma o compromisso em proteger vidas e enfrentar o período chuvoso com segurança e eficiência.