Cultura CUFA
Favela Filmes, CUFA, Instituto Heineken e Rock in Rio formam jovens de favelas do Rio de Janeiro na segunda turma do Cri.Ativos da Favela.
Os 120 jovens que participaram do curso tiveram aulas teóricas e práticas nos últimos quatro meses.
22/01/2025 23h16
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: SAMYRA CRISTINA DA CUNHA / @fsb.com.br>
Foto: Divulgação

Acontece no dia 29 de janeiro, às 10h, a formatura da segunda turma do Cri.Ativos da Favela, curso idealizado pela Favela Filmes, Central Única das Favelas (CUFA), Instituto HEINEKEN e Rock in Rio. O programa, que começou em 2023, em São Paulo, no festival The Town, tem como objetivo proporcionar novas oportunidades para os jovens através da formação na área do audiovisual. Assim como na primeira edição, o curso foi ministrado pela Favela Filmes e foi viabilizado pelo lucro de 100% das vendas de Heineken 0.0 durante todos os dias do maior festival de música e entretenimento do mundo, permitindo a criação de um laboratório tecnológico exclusivo que atendeu cerca de 120 jovens das favelas do Rio de Janeiro. 

O curso foi ministrado nas dependências da CUFA, em Madureira, e no Polo de Cinema, na Barra da Tijuca. O conteúdo programático teórico foi reformulado e, além da formação em roteiro, oficina de áudio, produção de vídeos, inteligência artificial, – que facilitou a criação de peças em vídeo apresentando suas soluções para problemas de mobilidade urbana, descarte adequado do lixo e conectividade, dentre outras soluções que facilitariam a vida nas favelas. O curso também incluiu o módulo de Contexto Musical. 

“A segunda turma do Cri.Ativos da Favela Rio de Janeiro é a continuidade de um sonho: capacitar jovens talentos das favelas na área de audiovisual. Como alguém que também teve a oportunidade de transformar minha vida por meio de um projeto como esse, sei o impacto que ele pode ter. Talento e criatividade não têm classe social, e esse projeto é uma forma de diminuir a desigualdade, oferecendo novas oportunidades de mudança. Transformar a vida de 120 jovens e aprender diariamente com essa turma tão dedicada também tem transformado a minha vida. Projetos como o Cri.Ativos da Favela foram fundamentais na minha jornada e me ajudaram a entrar no mercado audiovisual", diz John Oliveira, idealizador do projeto e CEO da Favela Filmes. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além da formação teórica, os alunos participaram de eventos como STU Pro Tour Rio de Janeiro, Expo Favela Innovation RJ, Fórum Mundial das Favelas e G20 Favelas, além da produção de seis videoclipes como trabalhos de conclusão do curso.

“Acredito que aprendi mais do que eu esperava, desde questões mais criativas até as mais burocráticas que também são necessárias. A organização foi algo muito presente em todo módulo, no sentido de um trabalho organizado tem uma fluidez melhor. O mais importante para mim foram as aulas de direção de fotografia e operação de câmera porque são funções que pretendo me especializar, logo foram as aulas que mais me identifiquei”, diz Carlos Eduardo Pereira de Souza, aluno do CrI.Ativos da Favela.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Nosso principal objetivo é proporcionar aos jovens do Cri.Ativos da Favela oportunidades para um futuro promissor, permitindo que não apenas se desenvolvam profissionalmente, mas também aprimorem suas habilidades socioemocionais. Por meio do WeLab, uma trilha de aprendizado desenvolvida pelo Instituto, ajudamos cada participante a reconhecer seus talentos e possíveis barreiras em sua caminhada pessoal”, afirma Vânia Guil, head do Instituto HEINEKEN.

"Estamos muito felizes de ver os frutos dessa parceria sendo colhidos. O Cri.Ativos é uma iniciativa que teve início no The Town, em 2023, e agora, após a edição de 40 anos do Rock in Rio, capacita o dobro de jovens para atuarem na área do audiovisual, por meio de ferramentas que possibilitam a transformação de suas realidades. A união entre as organizações, como Rock World, Heineken, CUFA e Favela Filmes, é um exemplo real de como juntos, somando forças, podemos construir um mundo melhor. Essas parcerias estratégicas nos mostram como, ao mesmo tempo que cada empresa cuida do seu negócio, é possível criar valor e oportunidades reais para a sociedade, potencializando a criatividade e o talento que existem em todos os lugares”, comenta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A cerimônia de formatura entregará certificados de conclusão e contará com a participação dos idealizadores do projeto. Além disso, para encerrar o ciclo da segunda edição do Cri.Ativos da Favela, será promovido, no mesmo dia, um evento com atrações culturais.