Saúde acelera transferência de pacientes das UPAS para hospitais SUS
Com 79 novos leitos hospitalares e reorganização da rede municipal, transferências estão mais rápidas
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
As transferências de pacientes atendidos nas unidades de urgência e emergência (UPAS) de Rio Preto para hospitais estão mais rápidas. Somente nas últimas 24 horas, foram 62 pacientes transferidos das cinco unidades de urgência para leitos de unidades hospitalares conveniadas com o SUS do município. Já na manhã desta quarta-feira, 22/1, foram 14 pacientes transferidos.
A transferência hospitalar é realizada pelo serviço de remoção do SAMU, cuja demanda cresceu 22% no mês de janeiro deste ano, comparado com a média diária de transferências realizadas em janeiro de 2024, passando de 55,6 para 67,8.
A agilidade das transferências é fruto da reorganização da rede municipal de saúde, iniciada pela nova gestão, que tem como prioridade revisar os fluxos de atendimento, contratar novos profissionais e ampliar o número de leitos para pacientes que necessitem de atendimento hospitalar.
"A falta de leitos é um problema antigo na cidade, que precisa de rápida solução. Por isso, estamos realizando todos os esforços para qualificar e humanizar o atendimento, de modo que os pacientes não fiquem mais de 48 horas nas UPAS, como acontecia em gestões anteriores", afirmou o secretário da saúde, Rubem Bottas.
Somente no mês janeiro, o município ampliou o número de leitos de internação, chegando a 79, sendo: 45 no Hospital de Base (sendo 10 de UTI), 10 na Santa Casa, 10 no Hospital da Criança e Maternidade, 6 no Hospital Municipal e 8 no Hospital João Paulo II/AME (sendo 4 de UTI). O investimento na aquisição de leitos do HB e da Santa Casa é de R$2.530.000,00 mensais. Já os leitos do HCM e João Paulo II/AME foram ampliados com apoio do estado.
Além da ampliação de leitos, uma nova ambulância também vai reforçar a transferência de pacientes das UPAS.
Novas contratações
Para reduzir a fila de espera no atendimento médico das UPAS, a Saúde está contratando mais médicos, por meio do convênio com a Funfarme. Serão 19 médicos que finalizam o processo de contratação e iniciam o trabalho nesta semana. Já seis médicos e um biomédico da Faceres começaram a trabalhar nesta quarta-feira, 21/1, nas UPAS, reforçando os atendimentos.
“O objetivo é atender bem e de forma mais rápida a população. Todos os esforços estão sendo feitos para garantir um atendimento de qualidade e evitar que alguém fique desassistido”, destacou o prefeito Coronel Fábio Candido.
Retorno para acompanhamento de dengue
Outra medida importante é a reorganização do fluxo de atendimentos de pacientes com dengue nas UPAS. Pacientes com casos leves podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde e na telemedicina. Já aqueles que comparecerem às UPAS e necessitarem de retorno para acompanhamento de exame devem procurar a UBS mais próxima da residência, sem necessidade de agendamento prévio, ou a telemedicina, pelo telefone gratuito 0800 77 22 123.
As UBSs Estoril, Solo Sagrado e São Deocleciano estão funcionando em horário ampliado para atender pacientes com dengue. As três unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira até as 22h, sendo o atendimento exclusivo para dengue das 17h às 22h nas UBSs Estoril e São Deocleciano, e das 20h às 22h na UBS Solo Sagrado. Aos sábados, as UBSs Estoril e São Deocleciano funcionam das 7h às 13h para atendimento exclusivo de pacientes com dengue.
Como resultado da reorganização da rede, observou-se a redução expressiva do tempo de espera para atendimento nas UPAS, que deve se acentuar com a integração dos novos profissionais.