O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em parceria com o Programa de Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), iniciou, nesta quarta-feira (22), o evento de promoção do bem-estar e saúde mental "Cuidando da mente e do corpo". A ação em alusão ao janeiro branco é promovida pelas equipes de Psicologia e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
A programação segue até quinta-feira (23), com as atividades da equipe do Grupo de Trabalho Humanizado HILP e palestra com a psicóloga e mestra em Sociologia, Ianara Evangelista.
“Nossa proposta se alinha ao movimento nacional do janeiro branco, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a relevância dos cuidados com a saúde emocional, especialmente em cenários de alta pressão, como os hospitais”, destaca Ribamar Bandeira, diretor-geral do HILP.
A programação contou com sessões de relaxamento guiado, técnicas de meditação para aliviar o estresse e melhorar a concentração; atividades de autocuidado, que inclui oficinas de alongamento e práticas de respiração profunda para reduzir tensões musculares e promover bem-estar. Além de distribuição de materiais informativos, contendo dicas práticas para manter a saúde mental e a qualidade de vida no dia a dia.
A condução do momento foi realizada por profissionais do Programa de Residência em Saúde da Família da Uespi, orientando os participantes e reforçando a importância de práticas regulares de autocuidado. O programa faz parte do curso de especialização pós-graduada lato sensu voltado para profissionais da área da saúde. O objetivo é capacitar equipes multiprofissionais para atuar no fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família, alinhando práticas às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O janeiro branco tem ganhado cada vez mais adesão em instituições de saúde, destacando a necessidade de criar espaços de reflexão e práticas que promovam a saúde mental. “No ambiente hospitalar, onde a rotina pode ser desafiadora e exaustiva, ações como esta não apenas aliviam o estresse, mas também aumentam a qualidade de vida e a produtividade das equipes”, frisa a psicóloga Carminha Brito.