Turismo Turismo
Na Espanha, Estado intensifica promoção do turismo paranaense ao público europeu
A Feira Internacional de Turismo (Fitur) é uma das maiores e mais importantes do segmento, considerada como o principal evento comercial para merc...
22/01/2025 19h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), começou nesta quarta-feira (22) a promover seus destinos turísticos entre os europeus, por meio de um estande na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. O Estado leva materiais de divulgação, experiências e os destinos paranaenses, além de participar de uma série de rodadas de negócios, com foco na apresentação ao trade e mercado europeu.

A feira é uma das maiores e mais importantes do segmento, considerada como o principal evento comercial para mercados receptivos e emissores. Até domingo (26), a expectativa é que mais de 250 mil pessoas passem pela Fitur, dentre agentes de viagem, operadoras, grupos hoteleiros, companhias aéreas e profissionais do trade (quarta a sexta) e público geral (sábado e domingo).

“Enquanto Estado, temos sempre que estar inseridos nas maiores feiras e eventos do setor, apresentando nossos potenciais à diferentes públicos”, disse o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo ele, o Paraná conta com muitos roteiros e destinos que se encaixam nos roteiros de viagens favoritas do europeus, por isso a Fitur é uma boa oportunidade de atrair mais agências e operadoras ao Estado. “Quando apresentamos o Paraná como um destino ideal a diferentes públicos, conseguimos também ampliar o número de estrangeiros que chegam ao Estado, movimentando a nossa economia”, acrescentou.

ESTANDE– É a primeira vez que o Paraná tem um estande na Fitur e levou ao espaço outras empresas, destinos e órgãos que trabalham para promover o turismo paranaense. Também estão no estande o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, a Companhia de Atendimento ao Turista da Polícia Militar, além de outros oito expositores: Família Madalosso, B2B Hoteis, Schultz Operadora, MMC Operadora, Santuário de Itaipulândia, Hotel Nacional Inn Curitiba, Personal Tour e Expedição Peabiru.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No local também acontecem ativações e experiências, como as sessões de degustação de pratos típicos do Paraná, elaborados pelo chef Rui Morschel – que trabalha com itens e produtos tipicamente paranaenses em seu repertório. No primeiro dia do evento o estande também recebeu visitas como as do ministro do Turismo, Celso Sabino; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

CONTATOS– Além do estande, o Viaje Paraná iniciou uma robusta agenda de reuniões e contatos com importantes empresas europeias. Nesta quarta-feira (22), os encontros foram com diretores da Abreu – agência portuguesa com 185 anos de mercado; Latam Espanha; Gol e TAP Espanha. Nesta quinta-feira (23), será a vez da Iberia; Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Turísticos (Asicotur); e com a Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além disso, os órgãos do turismo estadual participaram do lançamento do "Guia de Oportunidades de Investimento em Infraestruturas Turísticas no Brasil", da Embaixada do Brasil em Madri. Na sexta-feira (22) devem ocorrer reuniões com a CN Travel e o Grupo Viajes El Corte Inglés (maior conglomerado da Espanha).

A estratégia para aumentar a chegada de turistas estrangeiros contempla ações durante todo o ano, explica a gerente de Eventos do Viaje, Patrícia Gusso, “O Paraná vai participar de pelo menos mais seis eventos internacionais este ano, em Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Chile e Peru. Além de outros do calendário da Embratur”, afirmou.

EM BUSCA DOS EUROPEUS– Dentre os 20 países principais emissores de turistas para o Paraná, oito são da Europa (Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda, Suíça e Polônia).

Segundo o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, individualmente os números de cada país podem não parecer tão expressivos. “Porém, ao somarmos como um todo, a Europa ultrapassa os Estados Unidos e fica em terceiro no ranking, atrás apenas do Paraguai e da Argentina. Isso mostra que ações pontuais com operadoras de países-chave podem incrementar bastante esse fluxo de europeus. Por isso a adoção de ações promocionais, a participação de feiras e eventos e a aproximação com operadoras do continente são fundamentais”, comentou.

Boa parte das equipes das operadoras europeias conhece pouco sobre os destinos brasileiros, o que configura o evento como uma grande vitrine do setor estadual no estrangeiro.

“Nossa expectativa com a participação nas feiras internacionais é abrir novas possibilidades de aumentar o fluxo turístico para o Estado. Em 2025 o Viaje Paraná está investindo pesado na captação de convenções de operadoras nacionais, e queremos fechar também negócios com o trade europeu para que o número de visitantes estrangeiros siga crescendo”, explicou Irapuan Cortes.

FITUR– A Feira Internacional de Turismo de Madri segue até domingo. O evento acontece na Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), com mais de 69.000 metros quadrados para exposição. O evento é conhecido por seu amplo ambiente de aprendizado, propício para que os participantes conheçam novos fornecedores e clientes, fortalecendo relações comerciais e multiplicando as oportunidades de negócios.

Em novembro do ano passado, foi anunciado que o Brasil seria o país homenageado na 45ª edição da Feira Internacional de Turismo em 2025. O reconhecimento marca o bom momento vivido pelo setor turístico brasileiro e reforça sua posição no cenário global, que tem o Paraná como um dos expoentes tanto em crescimento de oferta turística quanto de chegada de viajantes internacionais.