A Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) recebeu, nesta semana, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI) para debater a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) e as possibilidades de colaboração em projetos voltados para a revitalização do Centro de Teresina.
Previstos na Lei Federal nº 11.888/2008, os projetos voltados à Athis, podem garantir às famílias de baixa renda o acesso gratuito a serviços técnicos de arquitetura e urbanismo para construção e melhorias habitacionais.
Para o diretor-geral da ADH, Carlos Edilson, a reunião foi importante para alinhar expectativas e aproveitar a expertise do CAU na formulação de soluções arquitetônicas e urbanísticas que beneficiem a população de baixa renda e promovam o desenvolvimento sustentável no Estado. Também foram trocadas informações sobre programas e boas práticas que podem ser aplicadas à realidade local.
“Nosso compromisso é articular com todos os atores envolvidos nas ações que impactam diretamente a habitação social e outros fatores afins. Acreditamos que um trabalho conjunto com o CAU contribuirá significativamente para avançarmos em iniciativas de impacto social e urbanístico”, destacou Carlos Edilson.
Conforme o presidente do CAU, Gerardo Fonseca, encontros como esse demonstram o compromisso em promover soluções inovadoras. “É importante que essa discussão seja cada vez mais ampliada para que possamos entender as demandas sociais e urbanísticas. Estamos aqui para fortalecer as parcerias e contribuir”, disse.
Estiveram presentes na reunião o presidente do CAU-PI, Gerardo Fonseca, o conselheiro estadual Carlos Kaiser e o conselheiro federal Paulo Eleutério. Pela ADH, participaram o diretor-geral, Carlos Edilson, e ainda representantes das diretorias de habitação e engenharia.