Desde sua criação, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops - SSP) tem sido uma das principais estratégias de prevenção e combate ao crime para o Sistema de Segurança Pública. O órgão integra serviços de atendimento da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e seus respectivos serviços - Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística, o Serviço de Verificação de Óbitos; e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Somente no ano passado, a Central do Ciops-MA (190/193) recebeu mais de 950 mil ligações da região metropolitana de São Luís, computando uma média de 239 mil ocorrências cadastradas. Por meio da tecnologia de videomonitoramento de identificação de placas de veículos, disponibilizada pelo serviço, foi possível recuperar mais de 700 veículos furtados/roubados. A unidade, também, desempenhou suporte no apoio às mulheres vítimas de violência totalizando de 8.900 ocorrências registradas; já através do Aplicativo Salve Maria Maranhão, foram 184 registros de atendimentos.
“O Ciops é um órgão fundamental para a segurança pública, e tem recebido atenção especial do governador do estado nos últimos anos com investimentos que asseguram que esse serviço continue atendendo de forma eficiente e ágil a população, auxiliando na prevenção e combate a crimes. Um exemplo, são a reforma e ampliação do prédio, a reestruturação do sistema de videomonitoramento e a expansão do serviço para outras cidades”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
No dia 14 de janeiro de 2025 o Ciops-MA completou 21 anos de atuação. Criado como política de integração a partir do Decreto nº 19.511/2003, o CIOPS atua como unidade subordinada da Gerência de Estado de Segurança Pública incluindo os Centros de Operações das instituições, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Polícia Civil e ICRIM, recebendo na Central de Atendimento do CIOPS as chamadas de emergência 190 (PMMA) e 193 (CBMMA), atendendo as ligações, registrando as ocorrências e empenhando as viaturas no atendimento à população.
“Com um desempenho incansável, trabalhamos garantindo a escuta aos cidadãos, fortalecendo a cada dia o papel fundamental na gestão de segurança. Temos policiais militares, bombeiros, policiais civis e colaboradores terceirizados, que trabalham com empenho, atendendo e triando as chamadas telefônicas, gerando/apoiando as ocorrências bombeiristicas/policiais e orientando a população”, afirmou o diretor do Ciops-MA, Coronel Wallace Amorim.
Na sede do órgão funcionam três setores responsáveis por gerir o atendimento e proceder com as ocorrências: o de teleatendimento, o de videomonitoramento e o de despacho de viaturas. Todos são interdependentes com enfoque no registro de ocorrências, afim de que sejam processados e atendidos em tempo hábil.
Com mais de vinte anos de constantes inovações o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública busca em 2025 expandir o Sistema de Videomonitoramento como ferramenta de policiamento preventivo para os demais municípios do estado, compartilhar com os municípios do estado as tecnologias utilizadas na capital e estar entre os principais Centros Integrados do país.
Como contactar em casos de emergência?
O Ciops-MA é um órgão do Sistema de Segurança Pública, que atua como facilitador entre a sociedade e os serviços essenciais em uma situação de emergência. Trata-se da conexão que auxilia a população para denúncias de flagrante, resgate de vítimas, entre outros. O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros. Já o 190 é o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.