Considerando somente os roubos e furtos de motocicletas no Ceará, as reduções ficaram em 16,2% e 10,8%, respectivamente. Foram 5.025 ocorrências de roubo de moto em 2024, contra 5.994 em 2023. No ano passado, foram registrados 4.645 furtos de motocicletas contra 5.209 registros em 2023.
Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, as reduções se devem ao trabalho dos profissionais que fazem as Forças de Segurança do Ceará, além dos investimentos do Governo do Ceará, para que os Crimes contra o Patrimônio tenham diminuído de maneira geral no Ceará em 2024. Ele destaca a importância do Moto Segura, que já recebeu, até a última terça-feira (14), a inscrição de 2.542 motocicletas que são usadas para transporte de passageiros e entregas por aplicativo.
Durante o mês de novembro de 2024, a Polícia Civil do Ceará restituiu uma motocicleta cadastrada no programa, que foi a primeira e única, até o momento, a ser roubada. Ela foi recuperada no mesmo dia do roubo pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). “Só a gente sabe o quanto trabalha e rala para conseguir um objeto como esse. Tem que fazer o cadastro mesmo”, comemorou, à época, o motociclista Rodney Vieira, proprietário do veículo.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, afirma que o Moto Segura se soma a outras iniciativas como “Segurança no Ponto, Meu Celular, videomonitoramento, entre outras iniciativas tecnológicas que o Governo do Ceará tem implementado para proteger o patrimônio e a vida do cidadão”, finaliza.