Geral Maranhão
Doutoranda em Ciência Animal da Uema se destaca com publicações sobre qualidade ambiental e sanidade de tambacu no oeste maranhense
Doutoranda Karuane Araújo tem se destacado no cenário científico com publicações de impacto que abordam biomarcadores de contaminação ambiental e s...
17/01/2025 20h57
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

A doutoranda Karuane Saturnino da Silva Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem se destacado no cenário científico com publicações de impacto que abordam biomarcadores de contaminação ambiental e sanidade de tambacu (Colossoma macropomum × Piaractus mesopotamicus), espécie híbrida de peixe amplamente cultivada no oeste do Maranhão.

Os estudos, orientados pelo Prof. Dr. Diego Carvalho Viana e coorientados pela Profa. Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento, resultaram em três artigos publicados em revistas científicas de renome, sendo um internacional e dois nacionais.

Para Karuane, a publicação dos artigos representa uma grande realização pessoal e profissional. Ela reflete sobre os desafios e a gratificação de contribuir para a ciência e reforça a importância do trabalho coletivo e das parcerias institucionais. "Gostaria de enfatizar que me sinto realizada ao publicar os trabalhos acima citados. A trilha percorrida até aqui foi muito grande e sinuosa, porém é muito gratificante poder contribuir para a ciência relacionando os estudos com a qualidade de alimentos ofertados à comunidade. Essas publicações são representações dos esforços de toda a equipe envolvida, da orientação adequada dos professores e das parcerias bem feitas entre instituições de ensino”, destacou ela.

O orientador, Prof. Dr. Diego Carvalho Viana, expressou imensa satisfação em acompanhar a trajetória acadêmica de Karuane, destacando a relevância de suas contribuições científicas e sociais. Ele ressaltou a importância dos estudos publicados, que abordam questões cruciais como segurança alimentar, sustentabilidade na piscicultura e integração entre academia e comunidade local.

"É com imensa satisfação que acompanho a trajetória acadêmica da doutoranda Karuane Saturnino da Silva Araújo, cuja dedicação, rigor científico e comprometimento resultaram em relevantes contribuições para a ciência e para a sociedade. Os artigos publicados refletem não apenas a qualidade do trabalho desenvolvido, mas também a importância do monitoramento ambiental e sanitário na piscicultura, especialmente no contexto do oeste maranhense. Destaco o impacto dos estudos na discussão sobre a segurança alimentar e a sustentabilidade das práticas aquícolas, fortalecendo a integração entre a academia, a comunidade local e a gestão de recursos naturais. O sucesso alcançado é fruto de sua resiliência e da colaboração com uma equipe multidisciplinar, mostrando que, com esforço conjunto, é possível gerar conhecimento transformador e aplicável", frisou. 

A coorientadora, Profa. Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento, ressaltou que “a dedicação e seriedade de Karuane resultaram em publicações de excelência, que enriquecem a discussão sobre segurança alimentar e sustentabilidade".

Artigo Internacional: uma análise inédita

Publicado na revista Water (Qualis A3), o artigo internacional analisou parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, além da presença de E. coli nos músculos do tambacu. A pesquisa revelou que os padrões de qualidade da água não atendem às normas nacionais, apontando águas residuais não tratadas como fonte de contaminação. A descoberta inclui ainda a primeira caracterização de zooplâncton em tanques da região, destacando a presença de Rotifera, Cladocera, Copepoda e Protozoa.

"O monitoramento de contaminantes microbiológicos e químicos nas águas de descarte é essencial para minimizar o risco de contaminação da água e dos peixes destinados ao consumo humano", disse ela. 

Artigos nacionais: saúde e segurança alimentar em foco

Os artigos aceitos para publicação e/ou publicados nas revistas InterEspaço (Qualis A2) e Ciência Animal investigaram a qualidade da água e a presença de parasitas em tambacu. As análises detectaram contaminação microbiológica acima dos padrões legais em amostras de água, ração, filé e brânquias, além da ocorrência de parasitas como Monogenoidea, destacando a influência direta da qualidade da água sobre a saúde dos peixes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0


Segundo Karuane, "a piscicultura tem se tornado cada vez mais relevante, desempenhando uma função vital na produção de peixes destinados ao consumo humano. Incentivos à cadeia de piscicultura na Amazônia Legal podem assegurar alimentos seguros e de qualidade para a população”.

Colaboração interdisciplinar e impacto regionalOs estudos foram realizados com a colaboração de pesquisadores de instituições como a UEMASUL (Prof. Dr. Marcelo Francisco da Silva e Profa. Dra. Elizabeth Nunes Fernandes); Universidade Nacional do Litoral - UNL, Santa Fé S3000, Argentina (Profa. Dra. Ana Maria Gagneten); e Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana IIAP-Iquitos, Perú (Prof. Dr. Germán Augusto Murrieta Morey); Profa. Dra. Francisca Neide Costa (PPGCA/Uema); Prof. Dr. Fabiano Corrêa (PPGCA/Uema); doutorando Thiago Acioly (doutorando em Ciência Animal PPGCA/Uema), além de doutorandos do Núcleo de Estudos Morfofisiológicos Avançados (NEMO) e do PPGCA/Uema.

As conquistas de Karuane demonstram o impacto transformador da pesquisa científica na piscicultura regional, contribuindo para práticas mais seguras e sustentáveis na produção de peixes no oeste maranhense.