Pela primeira vez, oHospitalGeral de Palmas (HGP), em parceria com a ONG internacionalSmile Trainrealiza, de 17 a 19, mutirão de cirurgias que beneficiará 14 pacientes com fissura labiopalatina (adultos e crianças) de diversos municípiostocantinenses.Além de profissionais do HGP, a ação conta com uma equipe composta de dois cirurgiões plásticos eCraniofacial, uma especialista em anestesia pediátrica de Belém/PA, e uma enfermeira do Centrinho de Bauru, de Bauru/SP.
Segundo o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, o mutirão é “uma ação importante, em parceria com aSmille Train, que vem fortalecer nossa prestação de serviços à saúde e ofertar um atendimento de qualidade e humanizadoaos usuários do SUS, que necessitam passar pelos procedimentos”.
"O mutirão éum momento importante de troca científica e também de técnicas operatórias, com o propósito de engrandecer a nossa atividade dentro do Hospital Geral de Palmas, para atender as nossas crianças e também pacientes adultos que precisam passar por vários procedimentos”, explica o médico cirurgião plástico do HGP, Weber Moragas.
O HGP se tornou referência em atendimento a pacientes com fissura labiopalatina.A parceria firmada com aSmile Trainexiste há sete anos e vem fazendo a diferença para diversos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cirurgiã plástica craniofacial daSmile Train, Cynthia Rocha, destaca que a ONG promove o tratamento integral de pacientes comfissura labiopalatina no Brasil e ao redor do mundo. "Com esse trabalho de parceria com os centros de fissurados no Brasil,aSmile Trainleva especialistas a diversoslugares do país. Aideia é sempre estar trocando experiências com outros profissionais. O tratamento ao paciente fissurado é complexo e multidisciplinar. Neste mutirão, foram selecionados pacientes, cirurgiões e profissionais de outros centros, para trocarem experiências com especialistas daqui”, revela.
“Quando nascemos com esse tipo de patologia, a expectativa é de conseguir ter um sorriso e mastigação normal. Eu acredito que seja o que eu orei a Deus e vai se concretizar agora ao finalizar com este procedimento -ter a simetria do rosto, a respiração normal, pois influencia também na minha respiração para fazer meus exercícios. Eugosto de esportes, assim vai agregar para a minha qualidade de vida, não só esteticamente”, declara Elaine Almeida, de 35 anos,uma das pacientes contempladas no mutirão de cirurgiasdo serviço deReconstrução Craniofacial doHGP.
Tipos de procedimentos
Entre os tipos de procedimentos realizados estão as cirurgias do lábio, do palato; cirurgias quiloplastia (cirurgia plástica de restauração de um ou ambos os lábios); palatoplastia (cirurgia que corrige o palato, ou céu da boca), enxerto alveolar (que consiste na inserção de osso para reconstruir o alvéolo dentário);ortognática(para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula)e rinoplastia.