Geral Maranhão
Governo entrega 18 novos veículos e renova frota das Unidades Regionais de Saúde (URS)
Governador Carlos Brandão presidiu a solenidade de entrega das novas viaturas, que vão reforçar o trabalho das URS no interior do Maranhão.
16/01/2025 21h01
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Para reforçar a frota de veículos das Unidades Regionais de Saúde (URS) o Governo do Maranhão entregou 18 novos veículos, nesta quinta-feira (16). A solenidade ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, na presença do governador Carlos Brandão.

Na cerimônia, Brandão também ressaltou o trabalho de reforma de unidades para dar melhor condição de trabalho às equipes, que agora recebem o reforço com os novos veículos. “Estamos entregando 18 caminhonetes novas para as unidades regionais de saúde para que elas possam melhorar o trabalho, em parceria com as prefeituras. As unidades regionais de saúde levam diversas políticas públicas do Governo do Estado e também do Governo Federal para os municípios, como os programas de vacinação, de cirurgias entre diversos outros”, informou o governador.

Brandão também ressaltou os avanços que o Maranhão tem registrado na saúde nos últimos anos. “A gente tem batido todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O Hospital Carlos Macieira é o único do Nordeste com certificado de Acreditação Nível 2 e recentemente foi habilitado para transplantes de rim e fígado. Em 2024, saímos da última posição no ranking nacional para a 14ª. Enfim, são muitos os avanços que temos conseguido graças aos investimentos constantes na nossa rede de saúde”, assinalou o governador.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, frisou que a entrega dos novos veículos fortalece a descentralização dos serviços de saúde. “Por meio das unidades regionais nós facilitamos a conexão dos serviços da rede de assistência à saúde do estado, juntamente com a rede municipal. O fortalecimento dessa estrutura física e também dessa frota de veículos reforça esse espírito e essa disposição do governo de trabalhar em parceria com os municípios”, afirmou.

As URS são unidades técnico-administrativas descentralizadas, de importância estratégica para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma determinada região, possibilitando o diálogo entre os municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as diferentes instâncias da gestão pública.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Nº 44, de 16 de junho de 2021, dispõe sobre a conformação de 19 Regiões de Saúde, são elas: São Luís (Metropolitana); Açailândia; Bacabal; Caxias; Barra do Corda; Balsas; Chapadinha; Codó; Imperatriz; Itapecuru-Mirim; Pedreiras; Pinheiro; Presidente Dutra; Rosário; Santa Inês; Viana; Timon; São João dos Patos e Zé Doca.

Veículos

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os novos veículos são da marca Toyota, modelo Hilux, tração 4x4, de ano e modelo de fabricação 2024. Foram beneficiadas as regionais de Zé Doca, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Bacabal, Açailândia, Pedreiras, Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Rosário, Chapadinha, Itapecuru–Mirim, Codó, Caxias, Presidente Dutra, Timon e São João dos Patos.

“O benefício será muito grande porque vai aproximar mais a unidade regional dos demais municípios para que possa melhorar os indicadores e fortalecer a saúde do nosso estado. Tenho certeza que com o apoio do Governo do Maranhão nós vamos cada vez mais melhorar a saúde de Balsas e garantir uma melhor qualidade de vida à toda a população”, disse o prefeito de Balsas, Alan da Marisol.

A gestora da URS de Imperatriz, Valéria Macedo, disse que os investimentos do Governo do Maranhão têm fortalecido o trabalho nos 18 municípios que fazem parte da URS. “A reestruturação das unidades regionais de saúde, que está sendo fortalecida hoje com a entrega desses veículos vai nos possibilitar estar mais próximos dos municípios, assessorando tecnicamente, acompanhando os indicadores e fortalecendo o SUS”, comentou.