Saúde Saúde
Hospital de Saúde Mental lança livro com vivências e experiências dos profissionais que atuam na unidade hospitalar
Lançamento ocorreu no auditório da instituição com gestores e profissionais da Rede Sesa e da unidade O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pi...
16/01/2025 15h18
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Lançamento ocorreu no auditório da instituição com gestores e profissionais da Rede Sesa e da unidade

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou, na quarta-feira (15), o e-book “Desafios e Perspectivas na Saúde Mental“. Organizado pelo Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) da instituição, o livro teve o lançamento como parte da programação da campanha Janeiro Branco, que reforça a conscientização com os cuidados em saúde mental.

A publicação, lançada no auditório principal do equipamento, contou com a presença do público interno e convidados. A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador de apoio à gestão da Rede Assistencial da Sesa, Luciano Barreto Quental, representando a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho; pelo assessor técnico da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) e da Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps) da Sesa, José Luís Paiva; pela diretora-geral do HSM, Ana Patrícia Oliveira Moura Lima; e pela presidente do Centro de Estudo, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) do HSM, Rafaela Tavares.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Este é o quarto livro que o HSM lança em três anos, reforçando e valorizando a participação dos profissionais de saúde e estudantes na produção de trabalhos científicos. A nova obra representa a continuidade do trabalho desempenhado ao longo dos anos por gestores e trabalhadores do HSM.

Como sugerido no título, o e-book nasceu a partir do entendimento de que ainda existem diversos desafios no campo da saúde mental, mas que existe perspectiva, expectativa e possibilidades.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“A partir dessa ideia central, o Centro de Estudos do HSM lançou a chamada para recebimento de capítulos para compor o livro e a resposta nos surpreendeu positivamente pelo interesse e engajamento dos profissionais do hospital em estar participando e contribuindo para a produção científica no Hospital de Saúde Mental”, afirma a presidente do Ceap, Rafaela Tavares (foto).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em 2022, a unidade publicou dois livros: “Práticas de Saúde Mental em Pauta” e “Guia Prático de Psiquiatria”. Já em 2023, a obra lançada foi “Saúde Mental: um olhar multidisciplinar do cuidado”.

“Desafios e Perspectivas na Saúde Mental”, escrito em 2024 por 43 profissionais, possui 15 capítulos e 107 páginas. São assuntos diversos que permeiam o cuidado em saúde mental, como a assistência em nutrição, enfermagem, farmácia, segurança do paciente, intervenções grupais, criação de novos serviços, práticas de ensino no hospital, entre outros.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Trata-se de um compilado que abrange a visão dos profissionais que atuam diretamente no tratamento do sofrimento psíquico das pessoas assistidas pelo HSM, considerado a maior referência em atenção terciária em saúde mental no estado do Ceará”, explica a nutricionista clínica Ticihana Oliveira, uma das organizadoras do livro.

Ela reforça ainda que a intenção é que os manuscritos possam inspirar e auxiliar nos desafios e perspectivas na assistência das pessoas portadoras de transtornos mentais, servindo como subsídios para melhorias no serviço e excelência no atendimento.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Outro profissional que contribuiu com a obra foi o enfermeiro Igor Lins. Ele relatou a experiência sobre a implementação do serviço de estomaterapia hospitalar para prevenção de lesões de pele. O capítulo foi elaborado a partir de vivências práticas, destacando os desafios e as estratégias empregadas na implementação de um serviço especializado em estomaterapia no HSM.

“Acredito que o tema seja de grande relevância porque as lesões de pele, quando não prevenidas ou tratadas, podem gerar complicações graves, prolongar o tempo de internação e aumentar os custos hospitalares. Além disso, a estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que ainda não havia sido inaugurada no hospital, após a inicialização do atendimento conseguimos alcançar bons resultados na cicatrização das lesões dos nossos pacientes e é apenas o começo”, comemora.